EM PIRACICABA (SP) 19 DE ABRIL DE 2023

Segurança no trânsito é tema de reunião com empresas e entidades

Gustavo Pompeo participou de reunião com empresas dos ramos metalúrgico, siderúrgico e papeleiro e sindicatos e entidades intersetoriais nesta quarta-feira (19)




Toque na imagem para aumentar

Vereador Gustavo Pompeo discute segurança no trânsito com empresas do município

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã desta quarta-feira (19), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou de reunião com representantes de empresas dos ramos metalúrgico, siderúrgico e papeleiro e do Sindicato do Papel e Papelão, do Sindicato dos Metalúrgicos, da Comissão Intersetorial em Saúde do Trabalhador (Cist Piracicaba) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para debater ações que resultem na diminuição de acidentes de trabalho no percurso entre o deslocamento da casa para o trabalho e vice-versa. 

“É de extrema importância que o Legislativo, sindicatos e as empresas do setor privado se unam para construir e sugerir ideias e melhorias de projetos, com adequações viárias, melhoria da malha asfáltica em pontos específicos, para que se concretize a diminuição dos acidentes de trânsito na nossa cidade”, disse o parlamentar, que também coordena o Fórum de Educação para o Trânsito da Câmara Municipal de Piracicaba.

Segundo o parlamentar, ações como o Programa de Prevenção de Acidentes de Trajeto (PPAT), da Cist Piracicaba, trazem sugestões que podem ser apresentadas pelas empresas às suas respectivas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) com o intuito de melhor informar os trabalhadores sobre os cuidados quando da locomoção e apresentar estratégias para projetos voltados à redução de acidentes de trânsito.

Além do mais, de acordo com o vereador, ações internas de conscientização dos funcionários, como palestras e dinâmicas variadas que abordem assuntos como as leis de trânsito, cuidados com os veículos, direção defensiva, uso do celular e, principalmente o esgotamento por conta da jornada de trabalho, devem ser igualmente promovidas pelas empresas.

"São pequenos ajustes que essas empresas precisam realizar para que possam cumprir com o programa. Isso é um grande sinal de como o cuidado com os seus funcionários e colaboradores é levados a sério, dentro e fora da empresa”, disse o parlamentar.

Durante a reunião, com o intuito de reduzir os acidentes, os representante de empresas também solicitaram melhorias na malha asfáltica do município, principalmente na cercanias dos locais de trabalho, e também apontaram a importância de adequações em faixas de pedestres, instalação de faixas elevadas, readequações de semáforos e incrementos na sinalização viária.

Em breve, de acordo com Gustavo Pompeo, se reunirá novamente para discutir propostas a e temas a serem trabalhados dentre e fora das empresas.

Segurança Legislativo Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212

Notícias relacionadas