EM PIRACICABA (SP) 22 DE FEVEREIRO DE 2021

TV Câmara exibirá aulas para alunos da rede municipal

Parceria foi firmada na semana passada e cerca de 19 mil alunos poderão assistir pela televisão conteúdo de Matemática e Português a partir de 1º de março




Toque na imagem para aumentar



A Câmara de Vereadores de Piracicaba e a Secretaria Municipal de Educação firmaram parceria na semana para a veiculação de aulas por meio da TV Câmara. Desde o início de janeiro, o diretor da TV Legislativa, Felipe Marchiori, discute com técnicos da Secretaria de Educação essa parceria, principalmente como superar as questões técnicas, da gravação à exibição.

Depois de alguns encontros on line, Legislativo e Secretaria de Educação chegaram a uma proposta - que foi concretizada numa parceria inédita - durante reunião, na semana passada, entre o presidente da Câmara, Gilmar Rotta, e o secretário municipal de Educação, professor João Marcos Thomaziello. Representantes do Legislativo e da Secretaria de Educação elogiaram a parceria, que levará aulas aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação, com cerca de 19 mil alunos matriculados.

Com a continuidade da pandemia, o novo secretário de Educação, professor João Marcos, começou a buscar alternativas para levar aulas aos alunos da rede municipal. Uma das propostas foi usar a TV Legislativa para a exibição das aulas. Num primeiro contato, como explicou Felipe Marchiori, “levantamos os problemas técnicos: Como e onde gravar as aulas? Quem gravaria? E a edição dos programas? Quando exibir essas aulas?”

Para o secretário, com a pandemia, o Plano São Paulo de Combate ao Coronavírus prevê que 35% dos alunos frequentem as aulas. Por isso, junto com a sua equipe, buscou alternativas para levar mais conteúdo aos alunos. João Marcos explicou que “as aulas pela TV Legislativa serão mais uma opção para os alunos, além das aulas presenciais, uma ou duas vezes por semana, e os trabalhos impressos”.

Finalizada essa etapa de discussão, TV Legislativa e Educação fizeram os últimos acertos técnicos e a parceria foi firmada. Caberá à Secretaria Municipal de Educação a gravação das aulas de Matemática e Português e o encaminhamento à Câmara. A equipe da TV Legislativa fará a edição, se necessário, e ficará responsável pela exibição das aulas em dois horários: 8h30 às 9h30 e das 16h às 17h, de segunda a sexta-feira, a partir de 1º de março.

Sobre a parceria, o presidente da Câmara, Gilmar Rotta, disse que, desde que desde que soube da parceria, a Mesa Diretora deu total apoio ao projeto. Para ele, “o engajamento do Poder Legislativo nessa parceria é fundamental, porque vamos estar contribuindo para levar conhecimento às nossas crianças neste momento de pandemia”.

O secretário João Marcos falou da satisfação na concretização da parceria, com discussões rápidas e objetividade. Ele salientou que “quem ganha com essa parceria são os alunos, porque vamos estar levando pela TV educação diretamente nas suas casas”. Ele explicou também que as aulas serão gravadas por diferentes professores, na própria sede da Secretaria de Municipal de Educação.

Felipe Marchiori também analisou positivamente a parceria. Para ele, houve envolvimento de toda a equipe da TV Legislativa que, diante do pedido de parceria, discutiu os problemas, sempre com o propósito de viabilizar a exibição das aulas para as crianças. Felipe destacou que “é uma parceria inédita. Vamos levar conteúdo de Matemática e Língua Portuguesa para as crianças da rede pública por meio da TV Câmara que será mais uma ferramenta de ensino”.


SERVIÇO
TV Legislativa – sintonize TV Digital Aberta – canal 11.3

Claro/Net TV – canal 4

Vivo/Fibra – canal 9

Facebook e Youtube da Câmara

 

 

Câmara Gilmar Rotta

Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas