EM PIRACICABA (SP) 30 DE JULHO DE 2020

TV Câmara exibirá documentário em homenagem à cultura piracicabana

Às vésperas do aniversário de 253 anos da cidade, o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana” faz um mergulho nas tradições locais.




Toque na imagem para aumentar



A TV Câmara exibirá nesta sexta-feira (31), às 20h, às vésperas do aniversário de 253 anos da cidade, o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana”. Em diferentes pontos turísticos do município, a produção faz um mergulho na história e busca entender a forte ligação que a cidade tem com a cultura e suas tradições. Para isso, ouviu personagens ligados à arte, música, comunicação e gestão cultural de Piracicaba.

O retrato do contexto histórico e cultural de Piracicaba e os eventos que consolidaram a cultura na cidade foram destacados no vídeo pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, que também fala sobre a criação do ‘dicionário caipiracabano’. A cantora Thereza Alves relembra momentos marcantes de sua carreira na cidade e o chargista e diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto, fala da importância do evento, um dos mais antigos no mundo.

Também estão presentes na produção a artista plástica Marilu Trevisan, que destaca a cidade como fonte de inspiração para seus trabalhos, e a dupla Craveiro e Cravinho, que relembra com orgulho a interpretação de músicas marcantes, como “Rio de Lágrimas” e “Piracicaba que eu adoro tanto”.

Jamil Maluf, regente titular da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), fala do amor genuíno dos piracicabanos pela música. A produção também entrevistou Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, que conta do trabalho de gestão e divulgação das atividades culturais do município, além dos desafios da pasta.

“Temos certeza que o documentário evitará que sejam esquecidos os valores culturais que temos, além disso, a cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade e unir o povo, por meio de suas diferenças”, afirmou Raquel Soares.

“De onde vêm? –– Raízes da cultura piracicabana” é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC), produzido por alunos de jornalismo da Unimep. Durante quatro meses, 12 pessoas foram entrevistadas e em pelo menos 10 pontos de Piracicaba foram feitas captações de imagens, entre eles, o campus da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a rua do Porto, a praça José Bonifácio, o Museu Prudente de Moraes e o Engenho Central. Mais de 12 horas de material bruto foi decupado para a construção do documentário, de 25 minutos.

Produção, roteiro e edição do documentário são dos jornalistas João Gabriel Alvarenga, Júlia Lopes, Raabe Kamala e Raquel Soares. Trabalhos técnicos são de Carlos G R Oliveira, Rober Caprecci, Léo Zimmermann e Diego Oliveira. A direção é de Ana Caroline Lopes Ernega, sob a orientação do professor João Turquiai.

SERVIÇO –– Exibição do documentário “De onde vêm? raízes da cultura piracicabana”. Nesta sexta-feira (31), às 20h, na TV Câmara pelos canais 9 da Vivo, 4 da Net e 60.4 da TV Digital.

 

Cultura

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas