
Fórum de Cultura reúne propostas de melhorias do setor ao Executivo
Às vésperas do aniversário de 253 anos da cidade, o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana” faz um mergulho nas tradições locais.
A TV Câmara exibirá nesta sexta-feira (31), às 20h, às vésperas do aniversário de 253 anos da cidade, o documentário “De onde vêm? – Raízes da cultura piracicabana”. Em diferentes pontos turísticos do município, a produção faz um mergulho na história e busca entender a forte ligação que a cidade tem com a cultura e suas tradições. Para isso, ouviu personagens ligados à arte, música, comunicação e gestão cultural de Piracicaba.
O retrato do contexto histórico e cultural de Piracicaba e os eventos que consolidaram a cultura na cidade foram destacados no vídeo pelo jornalista e escritor Cecílio Elias Netto, que também fala sobre a criação do ‘dicionário caipiracabano’. A cantora Thereza Alves relembra momentos marcantes de sua carreira na cidade e o chargista e diretor do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Erasmo Spadotto, fala da importância do evento, um dos mais antigos no mundo.
Também estão presentes na produção a artista plástica Marilu Trevisan, que destaca a cidade como fonte de inspiração para seus trabalhos, e a dupla Craveiro e Cravinho, que relembra com orgulho a interpretação de músicas marcantes, como “Rio de Lágrimas” e “Piracicaba que eu adoro tanto”.
Jamil Maluf, regente titular da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), fala do amor genuíno dos piracicabanos pela música. A produção também entrevistou Rosângela Camolese, secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, que conta do trabalho de gestão e divulgação das atividades culturais do município, além dos desafios da pasta.
“Temos certeza que o documentário evitará que sejam esquecidos os valores culturais que temos, além disso, a cultura merece ser valorizada, não só pela sua capacidade educativa e social, mas também por reforçar nossa identidade e unir o povo, por meio de suas diferenças”, afirmou Raquel Soares.
“De onde vêm? –– Raízes da cultura piracicabana” é fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC), produzido por alunos de jornalismo da Unimep. Durante quatro meses, 12 pessoas foram entrevistadas e em pelo menos 10 pontos de Piracicaba foram feitas captações de imagens, entre eles, o campus da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), a rua do Porto, a praça José Bonifácio, o Museu Prudente de Moraes e o Engenho Central. Mais de 12 horas de material bruto foi decupado para a construção do documentário, de 25 minutos.
Produção, roteiro e edição do documentário são dos jornalistas João Gabriel Alvarenga, Júlia Lopes, Raabe Kamala e Raquel Soares. Trabalhos técnicos são de Carlos G R Oliveira, Rober Caprecci, Léo Zimmermann e Diego Oliveira. A direção é de Ana Caroline Lopes Ernega, sob a orientação do professor João Turquiai.
SERVIÇO –– Exibição do documentário “De onde vêm? raízes da cultura piracicabana”. Nesta sexta-feira (31), às 20h, na TV Câmara pelos canais 9 da Vivo, 4 da Net e 60.4 da TV Digital.
Fórum de Cultura reúne propostas de melhorias do setor ao Executivo
Vereador identifica problemas estruturais em visita à Biblioteca
Fórum de Cultura discute reserva de espaços públicos em reunião
Vereadora leva propostas da comunidade negra a secretário da Cultura
Vereador reúne-se com o secretário municipal de Cultura
Desfile do ‘Amigos da Banda’ é incluído no Calendário do Município
Vereador, em indicação, solicita melhorias no prédio do Projeto Guri
Vereador participa de reunião sobre credenciamento artístico
Reforma administrativa é tema de reunião com secretário de Cultura
Vereadora detalha aspectos da preservação dos patrimônios históricos
Fórum da Cultura apresenta proposta de eleições diretas no Comcult
Câmara promove primeira reunião do Fórum em Defesa da Cultura
Criação de Fórum em Defesa da Cultura recebe parecer conjunto
Vereador participa de inauguração da nova Pinacoteca
Vereador divulga atividades da Sinfônica de Piracicaba em 2024