
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é a mais tradicional das escolas de agricultura do país. A instituição, ao longo dos anos, foi inovando seu (...)
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) é a mais tradicional das escolas de agricultura do país. A instituição, ao longo dos anos, foi inovando seus campos de atuação. Além de ciências agrárias atua em ciências ambientais e ciências sociais aplicadas. Para marcar os 112 anos de fundação, tramitou na Câmara de Vereadores de Piracicaba Voto de Congratulações à Esalq, numa iniciativa do vereador Pedro Cruz (PSDB) no requerimento 660, aprovada na reunião ordinária desta segunda-feira (10).
A instituição é reconhecida pelos excelentes profissionais formados, pela capacidade técnico e científica e demonstra-se comprometida com as demandas da sociedade e com sólidos fundamentos obtidos por meio da pesquisa avançada e tecnológica, geradas para atender as necessidades do País.
Em ambiente voltado ao ensino e a pesquisa de qualidade, professores, alunos e funcionários desempenham atividades de graduação e de pós-graduação, em área de mais de 3.800 hectares, formada pelo campus e estações experimentais de Anhembi, Anhumas e Itatinga.
Com 2.015 alunos, a Esalq conta com sete cursos de graduação: Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental. Outros 940 frequentam os 16 Programas de Pós-Graduação, sendo um PPG Internacional e 2 PPGs Interunidades. Já se formaram na Esalq 13.561 em nível de graduação e, desde 1964, já foram outorgados na Escola 5.321 títulos de mestrado e 2.550 títulos de doutorado.
“Em setembro de 2012, a Editora Abril informou os conceitos obtidos pelos cursos de graduação da Esalq no Guia do Estudante: Engenharia Florestal recebeu 4 estrelas (muito bom) e Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica e Gestão Ambiental obtiveram cinco estrelas (excelente)”, ressalta o parlamentar na propositura. A instituição também é referência na área de Bioenergia e Biocombustíveis (etanol e biodiesel).
Devido as atividades culturais e de extensão, a Esalq apresenta amplo campo com diversas oportunidades, como o dialogo com a sociedade. A vida cultural e de extensão refletem em possibilidade de ações para divulgação artística e aprofundamento do repertório adquirido no curso. Com dezenas de grupos de extensão, os quais em suas atividades vão além do que está no dia-a-dia universitário e ultrapassam os muros para melhor qualificação, e permitem, ao mesmo tempo, auxiliar na resolução de questões referentes à sociedade, desenvolvendo habilidade e competências de seu corpo discente.
A universidade oferece alternativas para que os alunos possam desenvolver de maneira diferente, em diversas áreas, sendo na prática aquilo que estudam dentro da sala de aula.
Texto: Mariana Blanco – Estagiária
(Postado sob supervisão de Erich Vallim Vicente MTb 40.337)
Foto: Fabrice Desmonts MTb 22.946
Cobrada, Prefeitura estipula prazos para retomada de obras no Mário Dedini
Audiência pública, nesta terça, discute obras paralisadas no Mário Dedini
Vereador denuncia descarte irregular de lixo em área verde
Vereador discute estação elevatória no Itaperu
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Vereador mira projeto para incentivar inclusão no mercado de trabalho
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Vereador reforça pedidos de melhorias em área de lazer do Santa Rosa
Trancistas recebem Prêmio Raízes Afropiracicabanas
Ações contra a pedofilia aproximam vereadores
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia