EM PIRACICABA (SP) 08 DE MAIO DE 2020

Ação parlamentar viabiliza reforma na UBS de Ibitiruna

O recurso foi encaminhado a partir de emenda do deputado estadual Roberto Morais (CID), articulada juntamente com o vereador Gilmar Rotta (CID)




Toque na imagem para aumentar

Ação parlamentar viabiliza reforma na UBS de Ibitiruna

Crédito: Assessoria parlamentar


Nesta quinta-feira (7), o Executivo informou sobre a reforma da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Ibitiruna, localizada na Zona Rural de Piracicaba.

O valor da obra é de R$ 208.937,59, sendo R$ 150 mil procedente de emenda parlamentar do Governo do Estado de São Paulo.

O recurso foi encaminhado a partir de emenda do deputado estadual Roberto Morais (CID), articulada juntamente com o vereador Gilmar Rotta (CID).

A diferença de valor é de 58.937,59 e, representa a contrapartida da Prefeitura de Piracicaba. O processo já foi autorizado pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), mas ainda não foi publicado, pois aguarda a autorização da Câmara de Vereadores, mediante projeto de lei a ser protocolado nos próximos dias.

As obras serão iniciadas após a empresa construtora ganhar a licitação. De acordo com o engenheiro da Semob (Secretaria Municipal de Obras), Rafael Camargo, o prazo é de 180 dias para conclusão das obras, após a emissão da ordem de serviço.

“O local é pequeno, medindo cerca de 126 metros quadrados, e por isso não permite muitas adaptações. Trabalhamos para melhorar e humanizar o atendimento para enquadrar o máximo as normas vigentes, relacionadas à acessibilidade ou à Vigilância Sanitária”, informou.

A reforma contemplará a remodelação da recepção, com a construção de sanitário (pacientes), acessível inclusive para pessoas ostomizadas, construção de sanitário simples, em consultório que atende também ginecologia, construção de sala para dispensação de medicamentos, com guichê de acesso externo e coberto sem a necessidade de entrar na unidade, construção de cobertura para proteção contra intempéries no atendimento da dispensação de medicamentos e construção de abrigo de gás.

“Essa reforma é importante para a população da zona rural, que necessita de uma Unidade Básica de Saúde que ofereça qualidade no atendimento, e também um local apropriado para atender os pacientes”, declarou Gilmar.

Além disso, também será realizado melhorias nos sanitários exclusivos para os funcionários e ainda com trocas das louças, padronização e melhorias nas esquadrias metálicas (janelas), pintura total da unidade, reparo e manutenção do passeio externo, reforma geral das instalações elétricas, substituição total das telhas de barro por telhas metálicas e troca total do piso interno para o monolítico.

 
 
Saúde Gilmar Rotta

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Martim Vieira - MTB 21.939


Anexos:
projeto.civ-ref. usf ibitiruna-r00.pdf


Notícias relacionadas