
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
PL aprovados em segunda discussão nesta segunda (6) homenageiam postumamente Maria José Ferraz Carpim, Renata Toledo Leme, Andrés Luciano Guerra Tumang e Rubens Longo
Projetos denominam de “Maria José Ferraz Carpim – Maria Carpim” sistema de lazer no Parque dos Laranjais; "Renata Toledo Leme” praça no Bosque Engenho Central; Andrés Luciano Guerra Tumang” e “Rubens Longo” duas vias pública no Loteamento Residencial Canaã
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara aprovou nesta segunda-feira (5), na 23ª Reunião Ordinária, em segunda discussão, quatro projetos de lei que denominam vias e espaços públicos da cidade.
O projeto de lei 21/2025, de autoria de Paulo Henrique (Republicanos), denomina de “Maria José Ferraz Carpim – Maria Carpim” o Sistema de Lazer 2 (dois), no Loteamento Parque dos Laranjais, no Bairro Dona Antônia.
“Maria José Ferraz Carpim nasceu em Piracicaba no dia 30/07/1946, onde construiu sua vida com fé, trabalho e amor. Foi casada com o Sr. Agenor Carpim pela celebração do santo matrimônio, com quem teve três filhos: Lislei, Luiz Carlos e Leandro”, traz trecho do projeto.
O texto descreve Maria Carpim como “mulher de fé inabalável e coração generoso, que “dedicou sua vida à família, à Igreja e à comunidade”, que residiu por muitos anos no Jardim Elite. “No entanto, o amor pela simplicidade, pela tranquilidade e pela vida no campo a levou a fixar residência no bairro Campestre, onde possuía uma chácara no Convívio Nosso Recanto, que se tornou seu lar definitivo até sua partida”, acrescenta o texto.
De autoria de Silvia Morales (PV), o projeto de lei 26/2025, denomina de “Renata Toledo Leme” a Praça no Bosque Engenho Central, no Bairro Vila Rezende.
“Renata Toledo Leme era piracicabana, nascida em 03 de junho de 1956, filha do Sr. José Marcello Koch Leme e Sra. Dinah Toledo Leme. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo na PUC-Campinas em 1979. Casou-se com Egidio Simoni, e teve 3 filhos: Tomás, Clara e Luisa”, traz o projeto aprovado em plenário, que destaca que, junto com seu esposo, consolidou um escritório de arquitetura.
“Durante sua trajetória profissional”, segue a propositura, “sempre foi uma incentivadora do espaço público de qualidade e acessível à população. Ela tinha bastante experiência na área de Planejamento Territorial, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo. Conhecia a prática da coordenação em projetos desenvolvidos e implantados pelo poder público. Dedicava-se, principalmente, às áreas de paisagismo, construção da paisagem urbana e planejamento urbano, sendo temas de dedicação: interdisciplinaridade na concepção do projeto e requalificação do espaço urbano”.
Já o projeto de lei 27/2025, de Laércio Trevisan Jr. (PL), igualmente aprovado nesta segunda, denomina de “Andrés Luciano Guerra Tumang” via pública no Loteamento Residencial Canaã, no Bairro Campestre.
“O referido Projeto de Lei tem por objetivo homenagear e manter o nome do Sr. Andrés Luciano Guerra Tumangn a lembrança junto aos seus familiares e amigos, pois foi uma pessoa íntegra, idônea e um cidadão exemplar e trabalhador, sempre sendo um ótimo profissional, um excelente pai de família e também um cidadão prestante para a cidade de Piracicaba”, traz trecho do projeto.
A propositura destaca que, “como cidadão prestante ao município de Piracicaba e no Brasil, desenvolveu e difundiu os temas de logística, física quântica, energia solar e eólica, e outros temas relevantes para a sociedade num todo”.
O texto ainda traz que “Andrés Luciano Guerra Tumang III era escritor, Duque e Comendador e foi autor de livros e publicou oito obras”.
Por fim, o projeto de lei 43/2025, proposto por Fábio Silva (Republicanos), denomina de “Rubens Longo” via pública localizada no Loteamento Residencial Canaã, no Campestre.
“Formado em Direito e Contabilidade foi presidente do Sindicatos dos Contabilistas e membro consultivo desta entidade ao longo de 10 anos. Pelos relevantes serviços prestados à classe dos contadores de nossa cidade, recebeu em 1992 o título de Contabilista do ano, tendo também exercido a função de diretor do Lions Clube-Leste por mais de 30 anos e também sido homenageado pelo Rotary de Piracicaba, por relevantes serviços prestados a comunidade Piracicabana”, traz a justificativa do projeto.
O texto também o classifica como “homem exemplar” que, por onde passou, “deixou o legado de solidariedade, amor e desprendimento".
Trajetória de 60 anos do CRP é marcada pela transformação de vidas
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Requerimento quer detalhamento de emendas recebidas e investimentos do Cismetro
Requerimento pede informações sobre serviços de limpeza na rua Santa Catarina
Câmara aprova projeto que altera regras de gratuidade no Aquário Municipal
Moção enaltece pastor por 10 anos de ministério no bairro Jupiá