EM PIRACICABA (SP) 17 DE ABRIL DE 2024

Coleta de embalagens de café usadas é abordada em visita à Câmara

Ações voltadas à coleta de embalagens de café usadas foram apresentadas por representante de empresa piracicabana em reunião com o Presidente da Câmara, nesta quarta (16)




Toque na imagem para aumentar

Sidney Fernandes, representante de empresa do ramo de comércio de café, falou ao Presidente da Câmara sobre ações voltadas à colete de embalagens usadas

Crédito: Gustavo Annunciato - MTB 58.557


O Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira (PSD), o Wagnão, recebeu na tarde desta quarta-feira (16), na Sala de Reuniões da Presidência, Sidney Fernandes, representante de uma empresa piracicabana do ramo de comércio de café que, entre outros assuntos, falou sobre o processo de coleta de embalagens usadas para serem encaminhadas para reciclagem.

Durante a conversa, o representante abordou ações realizadas em parceria com entidades da região com o intuito de fomentar o retorno das embalagens usadas, num processo conhecido como logística reversa, em que os fabricantes devem auxiliar na correta destinação de seus produtos ao fim de seu uso. 

Wagner de Oliveira ressaltou a importância de ações voltadas à melhoria do meio-ambiente, e destacou que o tema é frequente em discussões e projetos apresentados e votados na Casa. “Essa questão da logística reversa se apresenta de forma cada vez mais importante, inclusive presente em lei”, falou o Presidente.

De acordo com Sidney Fernandes, há um acordo assinado por empresas do ramo para que, em um futuro próximo, no mínimo 40% das embalagens sejam retiradas das ruas, “ou que haja uma contribuição com cooperativas de reciclagem”. 

Sidney salientou que esse processo de coleta vem sendo desenvolvido junto a entidades de diversas cidades que auxiliam, por meio de campanhas e ações sociais, o contato entre empresa e consumidores.

Ele ainda destacou que a empresa, há cerca de 30 anos, promove a coleta por meio de um sistema de troca direta em que os consumidores recebem utensílios de cozinha como recompensas às embalagens usadas entregues.

“Ações como essas fazem permitem a retirada de uma quantidade significativa de embalagens das ruas”, falou o representante, que agradeceu a possibilidade de apresentar o tema ao Presidente da Câmara. 

Vereadores Câmara Wagner Oliveira

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas