EM PIRACICABA (SP) 19 DE OUTUBRO DE 2022

Comad apresenta propostas para a política sobre drogas ao Executivo

Demandas foram levantadas durante a XX Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, realizada em junho, que contou com o apoio do vereador Gustavo Pompeo




Toque na imagem para aumentar

Vereador Gustavo Pompeo se colocou à disposição para discutir demandas com o Poder Executivo

Crédito: Assessoria parlamentar


Representantes do Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas) e da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) estiveram reunidos, na última terça-feira (17), com o prefeito Luciano Almeida e com o vereador Gustavo Pompeo para apresentar as demandas levantadas durante a XX Semana Municipal de Políticas Sobre Drogas, com o tema "Vamos cuidar de nós para cuidar de todos!"

O evento, realizado em junho, contou com oficinas de debates, que geraram diversas propostas para serem levadas ao prefeito. O vereador Gustavo Pompeo foi um dos apoiadores da semana e colocou-se à disposição para intermediar o encontro com o chefe do Poder Executivo.

As primeiras demandas levadas ao prefeito foram a carência de médicos psiquiatras na rede e a necessidade de criação de programas na área de saúde mental para atender servidores em questões associadas ao uso de substâncias psicoativas. Ambas já eram de conhecimento do chefe do Executivo. A conselheira do Comad, Janete Céli Soares Sanches, frisou que, depois da pandemia de Covid-19, houve um aumento de servidores com problemas de depressão e uso de álcool e outras drogas, e que seria importante disponibilizar um profissional especializado para atender a essa demanda dos servidores.  

Foi pautada, durante a reunião, a criação do Caps III. De acordo com a conselheira Nathalia Drago Ribeiro, existe a necessidade de um Caps AD III com atendimento 24 horas por dia, de segunda a domingo. A ideia foi reforçada pela titular da Smads, Euclidia Fioravante. Ela relatou que já houve casos em que, nos fins de semana, pacientes tiveram de esperar até segunda-feira para receberem atendimento.

Também foram apresentadas outras demandas, como a falta de leitos psiquiátricos e a necessidade de criação e execução de projetos de educação permanente para profissionais de saúde mental da Smads e da Secretaria Municipal de Educação.

O vereador Gustavo Pompeo se mostrou otimista quanto à execução das diversas demandas levadas ao prefeito. Presidente do Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química na Câmara, o parlamentar salientou que sabe da importância das políticas públicas voltadas para esse tema, que afeta milhões de pessoas.

Fórum Saúde Mental e Combate à Dependência Química Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas