
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia se posiciona como uma força na promoção da educação e inovação no município
Reunião foi realizada na última sexta-feira (15)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia recebeu, na última sexta-feira (15), o presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), Pedro Fernandes Chamochumbi. No encontro, ele apresentou um panorama da evolução das políticas públicas de inovação desenvolvidas nos últimos três anos no município, como o “ecossistema de inovação de Piracicaba”, formado por toda uma diversidade de atores e de relações.
“Nós temos inúmeras instituições de ensino superior e pesquisa que compõem esse ecossistema, temos agentes de fomento como o Sebrae e outras entidades, temos incubadora, temos parque tecnológico, temos ambientes privados de inovação chamados de Hubs de inovação”, explicou o presidente do CMCTI.
Educação para inovação - Pedro Chamochumbi enfatizou que a educação tem um papel fundamental no contexto do desenvolvimento econômico e da alavancagem de ambientes e territórios de inovação. “Nós precisamos capacitar profissionais, jovens em torno da cultura de inovação, para que eles possam de fato converter conhecimento em inovação, gerando emprego, renda e novos negócios”, afirmou.
A vereadora Rai de Almeida (PT), presidente da Comissão, avaliou positivamente esta primeira reunião para tratar sobre a questão da ciência, tecnologia e inovação. “A comissão precisa estar inserida neste debate e dar a sua contribuição também do ponto de vista de apresentar propostas para a municipalidade para que nós possamos também contribuir para a inovação das políticas públicas em todos os segmentos e fazer com que a população de fato seja inserida nessa discussão”, declarou. Para a vereadora, a Câmara tem um papel preponderante, já que aqui está a representatividade dos diferentes segmentos da sociedade.
Na reunião, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Piracicaba), Dr. Francisco Giocondo César, destacou que as estruturas de uma instituição pública podem ser usadas para contribuir com a sociedade. Ele participou do lançamento oficial do Fórum de Tecnologia e Inovação do Parlamento Metropolitano de Piracicaba.
“Vamos fazer uma visita e conhecer todo o trabalho que o professor Giocondo já tem desenvolvido, para podermos absorver esse conhecimento e ver o podemos fazer parceria com o Poder Legislativo”, afirmou Rai de Almeida.
Após a apresentação, o vereador Antonio Sérgio Rosa Oliveira (PL), o Sérgio da Van, relator da comissão, declarou que a educação e o ensino são ponto-chave.
Compete à Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia emitir parecer sobre os processos referentes a educação, esportes, lazer, cultura, ensino, artes, pesquisa tecnológica e científica, patrimônio histórico e nomenclatura de vias, logradouros e próprios municipais. Ela é composta pelos vereadores Rai de Almeida (PT), presidente; Sérgio da Van (PL), relator; e Fabricio Polezi (Patriota), membro.
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Prefeitura estuda reunir políticas públicas em Coordenadoria da Mulher
Dia do Rio Piracicaba é celebrado na Câmara
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Vereadora faz plantio de árvore pelo Dia do Rio Piracicaba
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Câmara realiza solenidade em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba
Requerimento aborda atendimentos em carretas na Estação da Paulista
Projetos focam epilepsia, acesso hospitalar e proteção infantil