EM PIRACICABA (SP) 19 DE NOVEMBRO DE 2019

Dirigente da Esalq enaltece parceria com a Câmara e entrega homenagem

Professor agradeceu apoio do Poder Legislativo às ações do campus da USP em Piracicaba.




Toque na imagem para aumentar

Vice-diretor da Esalq participou da reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946



A parceria entre a Câmara de Vereadores de Piracicaba e a Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo) em ações ao longo do ano foi destacada pelo vice-diretor da instituição na Tribuna Popular, durante a 68ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (18).

O professor João Roberto Spotti Lopes enalteceu a abertura oferecida pelo Poder Legislativo municipal dentro da proposta da Esalq em ampliar sua presença na comunidade. O exemplo mais recente é a exposição "Brasil, Esperança Alimentar do Futuro!", inaugurada nesta terça-feira (19), no hall do salão nobre da Câmara.

Com fotos, frases e redação de alunos de escolas públicas e particulares da cidade, a mostra é o produto final do projeto temático de mesmo nome realizado ao longo do ano pelo campus da USP em Piracicaba. A exposição, que vai até 15 de dezembro, é uma parceria da Esalq com a Câmara e a Diretoria Regional de Ensino.

"Os projetos temáticos vêm sendo conduzidos pela Esalq desde 2015 e, a cada ano, abordam um tema de interesse social e ambiental com o objetivo de promover reflexão e engajamento entre os estudantes, servidores e professores, com reflexo também na comunidade", disse João Roberto.

O vice-diretor da Esalq relacionou as ações que contaram com o apoio do Legislativo municipal em 2019. "Nessa proximidade da universidade com a Câmara, temos obtido resultados muito bons, como interações institucionais para o fortalecimento da agricultura familiar, painel sobre agricultura familiar e pequeno produtor dentro da EsalqShow, conscientização educacional em escolas, com tema discutido em sala de aula na Escola Estadual 'Professor José de Mello Moraes' e no Instituto Atlântico de Ensino, além de receber professores de escolas públicas para formação em compostagem e alimentação saudável", listou o professor, que destacou a participação da vereadora Nancy Thame (PSDB) nos debates promovidos no campus da USP.

Ao final de sua fala na Tribuna Popular, João Roberto entregou moção da Esalq ao presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), e a Nancy Thame. "Agradecendo em nome da USP e da Esalq, podemos afirmar, com orgulho, que somos mais fortes quando promovemos a união e parcerias pelo bem comum da sociedade piracicabana", afirmou o vice-diretor.

"Digo, em nome dos 23 vereadores, que a Câmara sente-se honrada de ser parceira da Esalq, que faz Piracicaba ser reconhecida no Brasil e no mundo", declarou Gilmar Rotta. Já Nancy Thame agradeceu o suporte da universidade às discussões relacionadas ao desenvolvimento rural dentro do debate sobre a revisão do Plano Diretor do município. "Já estamos sendo auxiliados. Queremos colocar um capítulo novo no Plano Diretor, com o apoio de vocês."

Tribuna Popular Gilmar Rotta Nancy Thame

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas