EM PIRACICABA (SP) 09 DE DEZEMBRO DE 2019

Empresário Antenor Marconi recebe Título de Cidadão Piracicabano

Homenagem foi entregue pelo vereador André Bandeira na véspera do aniversário de 70 anos do empresário




Toque na imagem para aumentar

Solenidade ocorreu na noite de sábado, 7 de dezembro

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


A Câmara reconheceu com o Título de Cidadão Piracicabano o empresário Antenor Marconi, natural de Rio das Pedras e vice-presidente do Lar Franciscano de Menores e do U-Mió-Du-Boi. A homenagem, promovida por iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), foi entregue em solenidade na Villa Francesa Eventos, na noite deste sábado (7), véspera da data que Marconi comemorou o aniversário de 70 anos.

O homenageado esteve na solenidade acompanhado da esposa, Cleide Antonia Modelo Marconi, com quem é casado há 45 anos, além dos filhos Vinicius, Camila e Leandro, os seis netos e amigos. "O coração sempre bate mais forte. O importante de tudo isso que estão me oferecendo hoje é a presença dos meus amigos, parentes e familiares", disse Antenor, durante o evento.

Também marcaram presença o deputado estadual Roberto Morais, o promotor de Justiça Paulo Kishi, o empresário e artista plástico Palmiro Romani e Luiz Carlos Furtuoso, presidente da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Antenor Marconi fundou, em 1976, a empresa Tecnal, com o sócio José Fernando de Carvalho e, depois, com Roberto Borges da Silva. Inicialmente, o principal objetivo da empresa era a venda, montagem e instalação de laboratórios, frente à criação do programa Proálcool no Brasil. "A Tecnal projetou o nome de Piracicaba praticamente em todo o Brasil e hoje nossa cidade é a principal fabricante de equipamentos de laboratório no Brasil", disse o vereador André Bandeira.

O parlamentar enalteceu ainda o fato de a Tecnal ter projetado o nome de Piracicaba a países como Angola, Siria, Africa do Sul, entre outros, e ter exportado seus equipamentos para praticamente toda a América Latina.

Além disso, André Bandeira destacou o empenho de Antenor à frente da Associação Filantrópica U-Mió-Du-Boi, criada com mais cinco diretores, que em 11 anos repassou aproximadamente R$ 1,5 milhão a entidades filantrópicas da cidade.

"Como piracicabano e como vereador de Piracicaba, é uma satisfação fazer esta homenagem ao Antenor. Confesso que sempre achei que ele era nascido na cidade, por todas as ações desenvolvidas há muitos anos. Agora, o oficializamos como um piracicabano de fato e de direito", declarou Bandeira.

O HOMENAGEADO -- A família de Antenor se mudou para Piracicaba quando ele tinha um ano. O pai, Angenor Marconi (conhecido como Noi), e a mãe, Angela Castelani Marconi, possuíam um armazém no bairro alto.

Aos 10 anos, Antenor foi estudar no Colégio Marista, em Ribeirão Preto. Depois, seguiu para o Colégio Brodowski, onde ficou por três anos. Aos 17 anos trabalhou como entregador de geladeiras na antiga Casa Botelho e, depois, na Schimidt Refrigeração. Além disso, se tornou cobrador das Lojas Singer em cidades como Limeira, Rio Claro, Santa Barbara d´Oeste, entre outras.

Também aos 17 anos montou sua primeira empresa no ramo de vendas, sendo vendedor externo das Balas Lider, visitando todo o interior de São Paulo. Logo após trabalhou no Banco Comércio e Indústria de Minas Gerais em meio período, sendo que no outro período era sócio de seu irmão Agenor Marconi Filho na escola de datilografia “Presidente Kennedy”.

Vendeu sua parte para comprar um Fusca 1965 e trabalhar na empresa Suica Micronal, no Rio de Janeiro, por um ano. Em seguida, foi transferido para o Estado de São Paulo e para o Paraná, onde aprendeu muitas técnicas de venda e relacionamento pessoal.

André Bandeira Homenagem

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas