
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Conforme iniciativa do vereador José Pedro Leite da Silva (PR), o espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba, por intermédio da Associação Cultural e Teatral Guarant (...)
Conforme iniciativa do vereador José Pedro Leite da Silva (PR), o espetáculo Paixão de Cristo de Piracicaba, por intermédio da Associação Cultural e Teatral Guarantã ganhou Moção de Aplauso, aprovada na reunião ordinária de ontem (31).
O espetáculo teatral Paixão de Cristo completa 19 anos de apresentações na cidade de Piracicaba, hoje a maior encenação apresentada ao ar livre de toda região centro-sul do país.
Em 2008, o espetáculo interagiu mais com o público a narração dos últimos dias de Jesus Cristo na Terra. Destaque para o novo presépio, a nova cena nas Bodas de Canaã e também a lembrança de Jesus ainda criança.
A Associação Cultural e Teatral Guarantã entrou em cena com mais de 500 pessoas, que novamente apostaram no contato dos atores com a platéia.
Desta vez os palcos ficaram ainda mais perto da arquibancada. A intenção dos organizadores era garantir que o público sintisse um pouco do que o ator vivencia no momento na interpretação, conforme disse Carlos ABC, diretor do espetáculo. "Avançando os palcos, teve um espaço maior para a ambientação inicial do espetáculo", disse o diretor.
Um dos momentos mais emocionantes foi a cena em que Maria e Jesus se despedem e relembram de Jesus criança no Sinédrio, ensinando os doutores da lei. "Minha mãe tinha me falado para colocar esta cena no espetáculo porque a Bíblia fala que o ensinamento de Jesus é maior do que todo o estudo e sapiência", diz. "Era uma surpresa para ela, mas ela irá ver de onde está." A mãe de ABC faleceu há pouco mais de um mês, conforme divulgado na matéria do Jornal de Piracicaba de 15 de março de 2008.
Novos atores assumiram os papeis de protagonistas: Fernanda Ferrari – Maria; Marcelo Torrezan – Pilatos; Lucas Silva – Jesus, que estreiou na montagem da Paixão de Cristo, sem nunca ter feito teatro.
O elenco foi constituído por atores profissionais e amadores; bailarinos que conduziram parte desta história pela musicalidade corporal e por cada passo coreografado; artistas plásticos que com suas mãos conjugaram a beleza dos cenários; peões de rodeio ágeis na arte da cavalaria montada; comunidades de bairros empenhadas nos mínimos detalhes da grande produção; grupos de 3ª idade que mostraram o vigor do amor pela vida; religiosos de fé cristã, profissionais liberais que somaram suas habilidades ao "fazer" "PAIXÃO DE CRISTO"; estudantes que apostaram num futuro melhor através do "aprender"; cenotécnicos e técnicos de som que inseriram suas experiências e pais e filhos unidos no mesmo ideal: ambientar através do teatro os últimos dias de Jesus Cristo na Terra.
Este ano também foi homenageado o compositor e instrumentista Márcio André Ribeiro da Silva, de Santo André, que doou os direitos autorais para o Grupo Guarantã, que passa a ser a única encenação no país a ter uma trilha sonora especialmente composta.
"Magnífico espetáculo, realizado entre os dias 14 e 23 de março de 2008, dirigido pelo Sr. Carlos ABC com magnitude e graça em conjunto com a Associação Cultural e Teatral Guarantã, contribuiu muito com o fortalecimento da cultura em nosso Município, levando o nome de Piracicaba de forma primorosamente positiva;
A realização da peça Paixão de Cristo de Piracicaba, é uma parceria do Guarantã e a Secretaria Municipal de Ação Cultural e com o apoio do Jornal de Piracicaba", enfatizou José Pedro, no teor da Moção.
A Moção é direcionda à pessoa de Hugo Pedro Amstalden, ao Diretor do Espetáculo, Carlos ABC e ao compositor e instrumentista, Márcio André Ribeiro da Silva, bem como todos organizadores e participantes.
FOTO E TEXTO: MARTIM VIEIRA MTB 21.939
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada
Entrevista aborda iniciativas sobre clima, cultura e diálogo religioso
Câmara solicita dados sobre gestão de UPA’s e do COT no município
Câmara aprova moção de apelo por adesão ao Programa Muralha Paulista