EM PIRACICABA (SP) 21 DE JUNHO DE 2013

Gilmar Rotta promove discussão do tema Drogas: Dependente Químico - Família - Políticas Públicas

O município de Piracicaba sofre com o problema das drogas. Até o mês de maio deste ano (2013), foram internados para tratamento pelo menos 30 usuários na rede SUS ( (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Comunicação


O município de Piracicaba sofre com o problema das drogas. Até o mês de maio deste ano (2013), foram internados para tratamento pelo menos 30 usuários na rede SUS (Sistema Único de Saúde). Cada um deles custa em média ao município, o valor de 1500 reais dependendo do tipo de tratamento que abrange, pois alguns necessitam de um projeto terapêutico individualizado, requisitando um gasto maior.

 Além de despender gastos, o impacto social do problema é incalculável, uma vez que desestrutura famílias, que não entendem como lidar com a situação.
E para orientar estas famílias, o poder público deve estar devidamente preparado, com todas as respostas plenas e consciente de suas responsabilidades.


O vereador Gilmar Rotta vem então, propor o Seminário com o tema: "Drogas: Dependente Químico/ Família/ Políticas Públicas", no Plenário "Francisco Antonio Coelho", sexta-feira (21/06), às 8h00, colocando em discussão a autoridades, cidadãos e profissionais envolvidos, algumas dúvidas pertinentes. "Como lidar com o dependente?", ou "Qual órgão procurar diante de um caso de dependência constatada?", e ainda "Onde procurar ajuda especializada?", são algumas questões encontradas pelas famílias que passam pelo problema.


É preciso dar atenção ao tema, que foi discutido em primeira estância no 1º Fórum Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas, promovido pela Prefeitura de Piracicaba e Comad (Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas) no mês de maio, porque apesar de toda a divulgação já existente na prevenção das drogas, existe uma mitificação ao redor do tema.
É preciso esclarecer a população que tem dúvidas, e incentivar as autoridades públicas a desenvolverem políticas realmente efetivas acerca do assunto.

Programação:

08h00- Credenciamento
08h30- Lançamento do Programa de TV "Antídoto Social" - Apresentação de vídeo
09h00- Abertura com composição de mesa
09h30- Palestra- com Dr. Josemar de Lima Oriani- Médico Psiquiatra especialista em Saúde Mental
10h00- Palestra- com Cintia Viço Poveda - Terapeuta Ocupacional no Instituto de Dependência Química Sorocaba
Abordagem: "Uma visão contemporânea da dependência química e formas de tratamento"
10h30- Espaço para perguntas
11h00 - Debate
11h30- Encerramento: vereador Gilmar Rotta

Texto e Arte: Dora Vitti

Legislativo Gilmar Rotta

Texto:  Comunicação

Notícias relacionadas