EM PIRACICABA (SP) 06 DE SETEMBRO DE 2019

Lair Braga cobra explicação sobre mortandade de peixes

Foram quatro toneladas de peixes mortos, entre eles, espécies em extinção




Toque na imagem para aumentar

Propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária.

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946




Conforme o requerimento 701/2019, o vereador Lair Braga (SD) solicita informações do Executivo sobre a mortandade de peixes, ocorrida no último dia 4, no distrito de Ártemis. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária.

Em 4 de setembro de 2019, houve um aumento no número de peixes mortos encontrados na região do distrito de Ártemis. Em 2018, ocorreu a mesma situação, ainda assim, a quantidade anterior atingiu seis toneladas e, a deste ano, a quantidade de quatro toneladas.

Denúncias foram feitas às autoridades sobre os fatos e, que nesta recente tragédia, há indícios de que não é um desastre natural. Além disso, espécies em extinção e variadas estavam entre os mortos: até mesmo o peixe “cascudo”, que é considerado resistente às condições desfavoráveis da água e aos ambientes com pouca disponibilidade de oxigênio.

O parlamentar quer saber o motivo das mortes, se existe uma análise da água do rio Piracicaba para saber se há a possibilidade do desastre ter ocorrido por causa de produtos químicos, se foram feitas análises de oxigênio na água, qual procedimento será adotado pelo Executivo referente à mortandade dos peixes e o que será feito para evitar de isso acontecer novamente em 2020.

TRIBUNA - Durante a reunião desta quinta, o vereador ocupou a tribuna para pedir apoio dos colegas parlamentares na aprovação do requerimento e leu o documento. Na ocasião, ele exibiu a capa de jornal, com a notícia sobre a mortandade de peixes. "Aqui está uma foto que, realmente, no causa muita tristeza", disse Lair Braga.

Legislativo Lair Braga

Texto:  Fernanda Rizzi
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas