EM PIRACICABA (SP) 09 DE ABRIL DE 2021

Moção aprovada faz apelo por inclusão de Libras na educação municipal

Vereador André Bandeira assina autoria da moção




Toque na imagem para aumentar

André Bandeira (PSDB)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Foi aprovada nesta quinta-feira (08) pela Câmara Municipal de Piracicaba, a moção de apelo  52/2021 ao senador e presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, para que seja acelerada a tramitação do Projeto de Lei Nº 5.961/2019 que visa incluir Libras nos currículos escolares para todos os alunos e do Projeto de Lei Nº 6284/2019 que estabelece condições de oferta de ensino de LIBRAS em todas as etapas e modalidades da educação básica.

De autoria do vereador André Bandeira (PSDB), o parlamentar justifica que a língua brasileira de sinais (Libras) é a forma de se comunicar usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida por Lei. “A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte. É com ela que os surdos se comunicam, estabelecem as relações sociais e reforçam sua identidade surda”, enfatiza.

André Bandeira reforçou que é dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional e que o número de alunos surdos que são inseridos nas escolas cresce cada vez mais. “Diante disso, é necessário e importante que haja uma proposta pedagógica que contemple as necessidades esse público”, disse o vereador.

No texto da moção, o parlamentar ressalta o Art. 28 da Lei Brasileira de Inclusão, incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar a oferta de educação bilíngue, em Libras, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas, bem como a oferta de ensino de Libras, do Sistema Braille e de uso de recursos de tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo sua autonomia e integração.

Bandeira também cita dois projetos que estão em tramitação no Senado, que visam incluir a língua brasileira de sinais na grade escolar. O PL 6284/2019 determina que o idioma seja a primeira língua de comunicação na escola para estudantes surdos e o PL 5.961/2019 pretende incluir conteúdos relativos a Libras para todos os alunos, surdos ou não” informa.

“Na educação de surdos encontramos grandes barreiras que dificultam a inclusão destes na escola regular. Não havendo Libras desde a educação infantil, o surdo continuará sem conhecer a própria Língua e pode apresentar dificuldades de escrita e leitura, prejudicando assim seu aprendizado. Diante de todos estes fatos, acreditamos que a implantação de fato da disciplina de Libras na grade curricular é de suma importância para garantir a inclusão plena”, informou.

Legislativo André Bandeira

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas