
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Solicitação foi feita pela vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua
Vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O requerimento 346/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, que solicita suspensão do expediente da reunião ordinária do dia 19 de maio de 2025 para a participação do médico Werner Garcia de Souza e de Felipe Calori, que irão explanar sobre o tema Maio Vermelho – AVC (Acidente Vascular Cerebral), foi aprovado durante a 20ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (14).
No documento, Sílvia Morales explica que o AVC é uma condição clínica caracterizada pela oclusão (AVC isquêmico) ou ruptura (AVC hemorrágico) de uma das artérias que irrigam o cérebro e que cerca de 85% dos casos são AVCs isquêmicos, ou seja, o tecido cerebral entra em sofrimento por falta de irrigação. Os AVCs hemorrágicos, por sua vez, são quase sempre mais dramáticos, com sangue invadindo o encéfalo e as meninges.
Ainda de acordo com o documento, os AVC estão entre as principais causas de morte, de incapacitação e de internações em todo o mundo, com mais de 5 milhões de óbitos e 9 milhões de sobreviventes a cada ano, tendendo a assumir ainda maior importância epidemiológica com o progressivo aumento da idade média da população.
PREVENÇÃO - A propositura traz ainda que existem vários fatores que aumentam o risco individual para ocorrência de um AVC: hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes, tabagismo, obesidade, consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo são os mais destacados, alguns fatores são controláveis mediante a adoção de melhores hábitos de vida ou tratamento médico regular.
Sendo assim, a vereadora argumenta que uma campanha bem direcionada seria muito útil para levar à população o conhecimento dessa relação e da importância de controlar os fatores de risco. "O “Maio Vermelho” é um mês dedicado à causa, e busca ampliar a informação sobre os fatores de risco, promovendo ações preventivas que possam reduzir a incidências do AVC na população. Além disso, a identificação precoce dos sintomas: como fraqueza ou dormência súbita de um lado do corpo, dificuldade para falar, visão turva e tontura, é fundamental para que o atendimento médico seja realizado rapidamente, minimizando sequelas e aumentando as chances de recuperação.no mês de maio tem relação com o início do inverno no Brasil, pois, a chegada do frio gera um aumento no número de casos", afirma o documento.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador, em reunião, apresenta demandas ao secretário municipal de Obras
Alunos do Dom Bosco São Mário participam do projeto Conheça o Legislativo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Vereador solicita informações sobre ecoponto
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Requerimento pede informações sobre serviços de limpeza na rua Santa Catarina
Vereadora cobra medidas para recolhimento de entulho em praça