EM PIRACICABA (SP) 08 DE NOVEMBRO DE 2024

Reunião Pública vai debater água e saneamento público

Debate contará com a presença do presidente da Funasa, Alexandre Motta, no dia 26 de novembro, às 14 horas




Toque na imagem para aumentar

Rai de Almeida (PT) destacou que tema tem sido recorrente na Casa

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




A Câmara Municipal de Piracicaba autorizou a realização de uma reunião pública para discutir o tema “Água e Saneamento Público”, no próximo dia 26 de novembro, às 14 horas, no Plenário da Casa, com a participação do presidente da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), Alexandre Motta. O debate será realizado a partir da aprovação do requerimento nº 1.114/2024, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), na 67ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (7). O documento altera a data da reunião, que estava inicialmente marcada para o dia 12 de novembro.

De acordo com o requerimento, o órgão do governo federal para promoção da saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental, a Funasa atua em todo o país, com ações como o controle da qualidade da água, a educação em saúde ambiental, a avaliação de sistemas de abastecimento de água e a construção de territórios saudáveis e sustentáveis.

É responsável por alocar recursos não onerosos para a universalização de sistemas de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos urbanos. "Alexandre Motta estará em Piracicaba e se dispôs a discutir sobre as questões que envolvem o tema da água, desde as mudanças climáticas, crises hídricas, bem como a distribuição e o acesso à água potável para as populações", destaca Rai de Almeida.

Estão convidados a participar da reunião pública o secretário municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), representantes da Ares-PCJ, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara, além de vereadores, integrantes do Movimento Salve a Boyes, da Oscip Pira 21, professores e alunos de cursos de gestão ambiental e engenharia ambiental.

Ao justificar o voto, Rai de Almeida salientou a presença do presidente da Funasa em Piracicaba. “Temos trazido esses problemas sobre a falta d´água nesta Casa e precisamos iniciar esse debate”, afirmou. Confira, no vídeo, a justificativa de voto da vereadora.

Institucional Rai de Almeida

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas