EM PIRACICABA (SP) 29 DE NOVEMBRO DE 2019

Via no loteamento Terras di Treviso receberá denominação

Iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de lei 183/2019, aprovado nesta quinta-feira, na 71ª reunião ordinária.




Toque na imagem para aumentar

Aprovação de propositura ocorreu na 71ª reunião ordinária

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A via pública no loteamento Terras di Treviso, no bairro Santa Rita, receberá o nome de “Renato Pélio Ramalho”. A iniciativa é do vereador Pedro Kawai (PSDB), autor do projeto de lei 183/2019, aprovado em primeira discussão na noite desta quinta-feira (29), na 71ª reunião ordinária.

Filho de Pélio e Enedina Ramalho, Renato nasceu em 15 de janeiro de 1926, na cidade de Niterói (RJ). Graduado em química industrial pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ramalho especializou-se na mesma área em universidade localizada em Chicago (EUA).

Ao terminar a especialização, o químico retornou ao Brasil, após convite para trabalhar na Acesita, em Minas Gerais, onde assumiu o cargo de chefia no laboratório químico. Neste período, conheceu Anita Adolphs, com que se casou, em 1957.

Em passagem breve pela cidade de Campinas, onde exerceu o cargo também de chefia na Eletrometal, nasceram os filhos Ricardo, André, Renato e Simone. Anos mais tarde, Renato e sua família resolveram enfrentar o desafio de se instalar na cidade de Piracicaba, a covite da Dedini Metalúrgica.

“Com um trabalho árduo à frente de uma instituição tão respeitada internacionalmente, Ramalho conquistou o respeito da comunidade piracicabana. Além de assumir a presidência da metalúrgica, atuou como presidente de divisão e reflorestamento por duas vezes, além de inaugurar o setor de hemofílicos da Universidade de Campinas (Cláudio Correia Sampaio) e fundar o Lions Clube Independência”, lembrou Kawai.

A propositura, de acordo com o parlamentar, visa manter o nome de Renato Pélio Ramalho na história de Piracicaba e na lembrança dos familiares e amigos.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Raquel Soares
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas