Câmara aprova seis projetos para denominações de espaços públicos
Aprovação de emendas à LDO aguardam atualização do Plano Plurianual
Em audiência pública, foram apresentadas emendas para pavimentação de estradas rurais e criação de farmácia popular
As três emendas apresentadas ao projeto de lei 157/2024, que estabelecem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a administração pública de Piracicaba em 2025, aguardam atualização do Plano Plurianual (PPA) para serem votadas. Elas foram debatidas em audiência pública realizada no plenário da Câmara nesta terça-feira (10).
De acordo com representantes do Poder Executivo, o PPA está desatualizado, o que impede a votação das emendas à LDO. Para que a LDO e o PPA estejam em conformidade, é necessário revisar e aprovar o Plano Plurianual antes de qualquer modificação na Lei de Diretrizes Orçamentárias. A previsão é que o PPA seja atualizado e apresentado até 30 de setembro. Só após essa atualização, os vereadores poderão propor novas emendas à LDO, garantindo que estejam alinhadas com o PPA revisado.
Está previsto na Lei Orgânica do Município e na Constituição Federal que a Lei de Diretrizes Orçamentárias deve ser discutida em audiências públicas. No caso da audiência realizada nesta terça-feira, para debater as emendas, apesar delas ainda não estarem em consonância com o PPA.
Emendas - As emendas apresentadas propõem, respectivamente, a pavimentação da Estrada José Saul Quinelatto, no bairro Nova Suíça, com recursos remanejados do orçamento destinado à conservação, manutenção e controle de obras públicas (Emenda 1); a implantação do Programa Farmácia Solidária Municipal, com recursos remanejados do orçamento destinado ao apoio aos serviços de saúde (Emenda 2); e a pavimentação da Rua Zenaide Conversa Mazzero, no bairro Jardim Conceição, com recursos remanejados da recuperação e manutenção de outras vias públicas pavimentadas (Emenda 3).
Além do argumento da incompatibilidade das emendas com o Plano Plurianual (PPA), representantes do Executivo observaram que não foram apresentados projetos para as obras de pavimentação propostas, já que tais obras necessitam de planejamento adequado, essencial para determinar o valor, a complexidade e o tempo necessário para execução.
Outro ponto levantado foi a proposta de retirar verbas da conservação, manutenção e controle de obras públicas (Emenda 1) e da recuperação de vias pavimentadas (Emenda 3), o que prejudicaria atividades essenciais realizadas pela Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), afetando serviços como a locação de caminhões, máquinas e aquisição de materiais de construção.
No caso da Emenda 2, que prevê a criação da Farmácia Solidária Municipal, foi argumentado que retirar recursos do orçamento destinado ao apoio aos serviços de saúde afetaria despesas já planejadas.
Diante dos argumentos apresentados, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR) solicitou aos representantes das secretarias presentes os dados do último exercício, incluindo o valor empenhado e o montante utilizado das verbas alocadas nos locais mencionados nas emendas, para trazer clareza sobre a viabilidade das propostas.
Lei de Diretrizes Orçamentárias - A LDO é um planejamento de curto prazo que estabelece as prioridades e metas do orçamento geral do município para o exercício seguinte e diretrizes para elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual).
O projeto de lei 157/2024, que dispõe sobre a LDO para a administração pública de Piracicaba em 2025, prevê uma receita total de R$ 2.944.465.000,00 (dois bilhões, novecentos e quarenta e quatro milhões, quatrocentos e sessenta e cinco mil reais).
Participaram da audiência pública vereadores, representantes da Procuradoria Geral do Município e das secretarias municipais de Finanças, Obras e Zeladoria, Agricultura e Abastecimento, e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).
Notícias relacionadas
Orçamento de Piracicaba: Câmara debate propostas e emendas para 2025
Audiência pública discute emendas ao Orçamento de 2025
Câmara aprova requerimento e convoca audiência pública sobre LOA 2025
Ampliação da estrutura da Ares-PCJ tem parecer favorável da CLJR
Duas audiências públicas precedem a votação do Orçamento de 2025
Emendas à LDO serão analisadas em audiência pública
LDO prevê receita total de R$ 2,9 bilhões para Piracicaba em 2025
Câmara aprova projeto de resolução que altera tramitação de moções
Alteração do Regimento recebe parecer favorável
PL denomina de "Ana Pavão" nova sede do Fundo Social de Solidariedade
CLJR debate projeto que altera estrutura administrativa da Prefeitura
Projetos de Lei denominam duas vias públicas no município
Cia de Dança, adicional e IPTU Verde recebem pareceres contrários
CLJR recebe mais dois vetos do Executivo