
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Requerimento proposto pelo vereador Cássio Fala Pira (PL) foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (13)
Requerimento 210/2025 é de autoria do vereador Cássio Fala Pira (PL)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, durante a 11ª Reunião Ordinária, na noite desta quinta-feira (13), o requerimento 210/2025, do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira. A propositura convoca e convida representantes de diversas esferas do poder público e da iniciativa privada para participarem de uma audiência pública com foco na segurança no trânsito e na infraestrutura rodoviária do município.
A audiência está agendada para o dia 1º de abril de 2025, às 14h, no plenário da Casa de Leis. Foram convocados os secretários municipais de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Administração e Governo; além da secretária de Finanças e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de Piracicaba (DAEE). Também foram convidados representantes do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP), a Concessionária Eixo SP e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
De acordo com o requerimento, a iniciativa busca promover o debate entre os órgãos competentes sobre melhorias viárias, aprimoramento da sinalização, controle de fluxo, prevenção de acidentes e outras medidas necessárias para garantir um trânsito mais seguro e eficiente em Piracicaba. A proposta destaca a importância da atuação conjunta entre os setores municipal, estadual e federal na busca por soluções.
O vereador Cassio Fala Pira justificou o requerimento mencionando, entre outros pontos, os frequentes acidentes registrados na região do bairro Santa Teresinha, especialmente na chamada “rotatória da morte”, situada na saída para São Pedro, na rodovia Geraldo de Barros (SP-304). Segundo ele, o trecho é motivo de preocupação constante devido ao alto índice de ocorrências, muitas delas com vítimas fatais, e à ausência de intervenções efetivas por parte da concessionária responsável.
Cássio Fala Pira citou que, embora haja previsão de obra estimada em R$ 30 milhões para readequação viária na região, os trabalhos não foram iniciados e continuam apenas no papel. Ele mencionou que na noite anterior à votação do requerimento, um novo acidente foi registrado no local, reforçando a necessidade de medidas urgentes.
O parlamentar afirmou que o Ministério Público já foi formalmente informado sobre os problemas relacionados à infraestrutura e segurança viária no município, mas que até o momento não houve resposta nem adoção de providências por parte dos órgãos responsáveis. Para ele, a audiência é fundamental para pressionar por melhorias e garantir que os contratos com a concessionária sejam devidamente cumpridos.
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Implantação de faixa livre pela direita desafoga pontos estratégicos da cidade
Câmara celebra os 70 anos do Lions Clube de Piracicaba Centro
No Primeiro Tempo, vereador comenta sobre luta em prol da saúde e zona rural
Câmara aprova, em segunda discussão, crédito especial de R$ 31 mil à Prefeitura
Suspensão de castrações de animais é questionada em requerimento
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Alunos do Dom Bosco São Mário participam do projeto Conheça o Legislativo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais