EM PIRACICABA (SP) 14 DE MAIO DE 2020

Dia Municipal do Luthier é destaque na série Fique em Casa com Cultura

Documentário de 10 minutos estará disponível no Facebook da Câmara




Toque na imagem para aumentar

Homenagem a profissionais da área aconteceu no ano passado

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Nesta quinta-feira (14), às 19h, a Câmara de Vereadores de Piracicaba disponibiliza em seu Facebook oficial o sexto episódio da série "Fique em Casa com Cultura", concebida pelo Departamento de Comunicação no período de distanciamento social, em consequência do novo coronavírus (Covid-19). Desta vez, o público tem a chance de conferir o vídeo produzido para marcar o Dia Municipal do Luthier.

Luthiers são profissionais especializados na construção e no reparo de instrumentos musicais de cordas. O termo deriva de francês luth, que significa alaúde. É uma das profissões mais antigas e, ao mesmo tempo, em extinção. A inclusão da homenagem à categoria no Calendário Oficial de Eventos de Piracicaba surgiu por iniciativa do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID), no projeto de lei 324/2018, aprovado na Câmara em 1º de abril de 2019. No mesmo ano, em 13 de setembro, uma reunião solene foi realizada na Casa.

No audiovisual produzido pelo Departamento de Comunicação, são evidenciadas as histórias de seis profissionais da área:

Antonio Augusto Vechine, que conserta e faz afinação de instrumentos de sopros há 20 anos; Beto Nalin, também produtor musical e guitarrista, está há 15 anos na área; Daniel Dobre, que restaura e faz manutenção de instrumentos de cordas há 20 anos; Jonas Delamuta constrói, restaura e regula instrumentos de cordas e se formou no ano de 2016 em luteria, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí; Marcelo Correia Leite, na área desde 2005 e tem especialidade no restauro de instrumentos de cordas; e Waldir Belluco, que começou a estudar violinos aos 10 anos e está na luteria deste 1957.

A série "Fique em Casa com Cultura" reúne sete produções do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores, postadas desde 9 de abril. Tanto no Facebook quanto no YouTube do departamento, estão disponíveis materiais audiovisuais sobre Ambrósio Caldeira, o Mestre Ambrósio, Aninha Barros, Cíntia Annichino Pinotti, Marco Antonio Abreu Moraes e Palmiro Romani.

Câmara Valdir Marques

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas