
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
CLJR emitiu os dois primeiros pareceres contrários para projetos que invadem a competência da União e do Poder Executivo
12 proposituras foram analisadas pela CLJR nesta quinta-feira (13)
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946Em reunião nesta quinta-feira (13), a CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) emitiu parecer favorável ao projeto de decreto legislativo nº 2/2025, de autoria dos vereadores Renan Paes (PL) e Felipe Jorge Dario (Solidariedade), o Felipe Gema, que institui na Câmara Municipal de Piracicaba a Frente Parlamentar em Defesa e Valorização da Rua do Porto. A propositura recebeu emendas de redação da comissão e seguirá em tramitação até entrar em pauta para votação no Plenário.
A CLJR é presidida pelo vereador Gustavo Pompeo (Avante), tem como relator o vereador Renan Paes e como membro o vereador Edson Bertaia (MDB). A comissão é assessorada pela Procuradoria Legislativa da Casa.
Outros dois PDLs receberam pareceres favoráveis da CLJR, 4/2025 e 5/2025, ambos de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, que alteram as composições da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática e do Fórum Permanente de Educação, respectivamente. O PDL 1/2025, de autoria do vereador Josef Borges (PP), que concede Título de Cidadão Piracicabano a Cândido Trancoso Onça, também recebeu parecer favorável.
Os projetos de lei 6/2025, 9/2025 e 11/2025, todos de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB), que instituem no Calendário Oficial de Eventos do Município a Meia Maratona de Piracicaba, o Circuito Pague Menos e Festival DICANTO, respectivamente, também receberam pareceres favoráveis. Da mesma forma, o PL 12/2025, de autoria do vereador Felipe Gema, que institui no Calendário de Eventos o Trio Amigos da Banda – Carnaval, Alegria e Paz. Duas moções de aplausos foram consideradas aptas.
Contrários – A CLJR emitiu os dois primeiros pareceres contrários na atual legislatura, na reunião desta quinta-feira (13). O PL 2/2025, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (PRD), dispõe sobre a execução de multas de trânsito antes do julgamento de recurso administrativo. No parecer, a CLJR seguiu a nota técnica da Procuradoria Legislativa, que apontou a inconstitucionalidade da propositura, já que legislar sobre o trânsito é competência da União.
Já o PL 3/2025, também proposto por Thiago Ribeiro, estabelece normas para o funcionamento de academias de ginástica no município. A matéria recebeu parecer contrário da comissão, ao seguir a nota técnica da Procuradoria Legislativa. A argumentação é que a proposta é inconstitucional por invadir competência exclusiva do Poder Executivo.
“A comissão acompanha o parecer da Procuradoria Legislativa”, lembrou o presidente da CLJR, vereador Gustavo Pompeo. “Não julgamos o mérito. Todas as proposituras são bem-vindas para Piracicaba, a gente entende que o vereador tem que ter a amplitude para trabalhar, mas a gente tem que se atentar única e exclusivamente à questão dos pareceres pela legalidade para dar segurança na hora de votar em Plenário e colocar esses projetos em execução para não receber nenhuma ação contra a Câmara”.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Conscientização sobre a doença de Parkinson será abordada em reunião ordinária
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI
Proposta define diretrizes para combate ao antissemitismo em Piracicaba
Abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria é aprovada