EM PIRACICABA (SP) 20 DE MARÇO DE 2019

Lair convocará secretária para debater moradores de rua na Praça

Vereador criticou ausência da Semads (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) em nova reunião de fórum permanente




Toque na imagem para aumentar

José Otávio Machado Mentem apresentou o projeto da Sedema

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


Na abertura e no encerramento da segunda reunião do Fórum Permanente em Defesa da Praça José Bonifácio, na noite desta quarta-feira (20), na Sala B do 2º Andar do Prédio Anexo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, o vereador Lair Braga (SD) criticou a ausência de Eliete Nunes, secretária municipal de Desenvolvimento Social, e disse que irá convoca-la para que explicar o serviço realizado pela Pasta para amenizar a situação dos moradores de rua no local. 

“Ela não está desrespeitando este vereador, está desrespeitando o Legislativo, o Município e o munícipe que paga o salário dela”, disse. “Todo mundo está preocupado com a Praça, só ela que não”, indaga o parlamentar, que considerou “fato muito grave” a ausência dela e de qualquer um representante da Smads. “Vamos convoca-la para saber de que forma ela pretende resolver a situação.” 

Lair Braga ainda vai avaliar qual dispositivo legal irá utilizar para convocar a secretária municipal. Mas além do Fórum em Defesa da Praça José Bonifácio, o parlamentar preside a Comissão Permanente em Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, que tem, entre outras prerrogativas, a convocação de representantes de órgãos do poder público municipal. 

Não foi somente o vereador que criticou a atuação da secretária municipal Eliete Nunes em relação à população de rua na Praça José Bonifácio. Vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antonio Pedro de Carvalho disse que já conversou com a tituar da Smads e não obteve resposta satisfatória quanto à atuação para amenizar a situação de moradores no ponto turístico. 

“Ela precisaria estar aqui para ouvir os reclamos da população, dentre eles os lojistas”, disse, logo após a reunião do Fórum. Carvalho avalia que grande parte das demandas em torno da Praça José Bonifácio está ligada ao Desenvolvimento Social. 

PROJETO - Instituído pelo projeto de decreto legislativo 40/2018, o Fórum reuniu os secretários municipais José Otávio Machado Mentem (de Defesa do Meio Ambiente, Sedema) e Evandro Evangelista (Trabalho e Renda, Semtre), representantes da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). 

A Sedema apresentou projeto para intervenções pontuais na Praça José Bonifácio. Dividido em três fases, a primeira deve se iniciar em cerca de um mês, com a demolição da guarita dos ciclistas da Guarda Civil Municipal (GCM), instalação de piso tátil (para deficientes visuais) do ponto de ônibus na rua XV de Novembro até o Poupatempo Estadual e plantio de gramas nos berços das árvores.

Já a segunda fase prevê a demolição da fonte, mas com a manutenção dos equipamentos para ligação de uma nova em outra oportunidade. Embora criticada, o secretário Mentem acredita que a medida irá contribuir para inibir moradores de rua que aproveitam o espaço para tomar banhos, e irá diminuir a possibilidade de acúmulo de água, o que evita criadouros do mosquito da dengue. 

Ainda na segunda fase, está previsão da instalação de seis luminárias do estilo São Paulo Antigo, nivelamento de carteiro e academia ao ar livre. 

A terceira fase, ainda em estudo, deverá ser mais voltada à requalificação paisagística, com o plantio de espécies arbóreas e frutíferas. Este trabalho levará em consideração a diminuição de pombos na Praça, com o objetivo de tornar o espaço menos insalubre. “Acreditamos que, até o final deste ano, teremos uma praça muito melhor do que temos atualmente”, disse Mentem. 

Com a finalização das obras, a Semtre prevê a reorganização dos 15 espaços para o comércio. “Estamos fazendo um projeto casado. Quando finalizar a parte do piso, começamos a realocar os espaços dos ambulantes”, disse Evangelista. 

Professora de Arquitetura e Urbanismo da Unimep, Alessandra Queiroz defendeu a Praça José Bonifácio como “um espaço da diversidade”. Ela defende o trabalho de campo para conhecer ainda melhor o local. “Ali é a representatividade de toda a cidade, por isso a gente tem que ouvir as diferentes falas e estar presentes em vários momentos do dia e da semana”, disse.

Fórum Defesa da Praça José Bonifácio Lair Braga

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343

Notícias relacionadas