EM PIRACICABA (SP) 16 DE ABRIL DE 2021

Mandato Coletivo propõe criação de comissão à secretário de cultura

Proposta de criação de Comissão Emergencial de Cultura para o secretário municipal, Adolpho Queiroz, foi realizada em reunião




Toque na imagem para aumentar

O Mandato Coletivo A Cidade é Sua reuniu-se com o secretário municipal da Ação Cultural e Turismo, Adolpho Queiroz, nesta quinta-feira (15)

Crédito: Assessoria parlamentar


O Mandato Coletivo A Cidade é Sua, formado pela vereadora Silvia Morales (PV), Jhoão Scarpa e Pablo Carajol, reuniu-se com o secretário municipal da Ação Cultural e Turismo (SEMACTUR), Adolpho Queiroz, nesta quinta-feira (15), para trazer uma proposta de acompanhamento das políticas públicas de cultura, bem como promover a interlocução junto aos trabalhadores de cultura da cidade, com a criação de uma Comissão que pode orientar e propor soluções neste momento em que o contexto da pandemia da covid-19 está ainda mais delicado. 

O Mandato Coletivo, analisando o atual cenário da pandemia, compreende que o retorno das atividades culturais de forma presencial ainda vai levar bastante tempo para acontecer e, pensando nisso, a Comissão terá um importante papel de fazer uma interlocução ampla de modo a viabilizar, neste momento, que a política municipal de cultura possa de fato manter os trabalhos para os artistas da cidade e que os projetos viabilizados através da Lei Aldir Blanc e dos editais do FAC cheguem até os piracicabanos.           

O secretário concordou com a iniciativa e também apresentou detalhes sobre o Projeto “Engenho da Cultura”, cujo um dos objetivos deve tornar os espaços do Engenho Central em centros de formação de música, dança, teatro, além de um local para biblioteca e pontos de gastronomia. 

Na reunião, Jhoão Scarpa reforçou um questionamento já feito anteriormente à secretaria de cultura sobre a demissão dos professores contratados pelo programa Movimentação Cultural. “Concordamos que deva ser feita avaliação da qualidade dos serviços, porém discordamos da demissão dos profissionais neste momento tão particular, que é o da pandemia.  Além de colocar os profissionais da cultura numa situação de vulnerabilidade ainda maior, o acesso aos cursos e aulas, mesmo sendo virtuais, são também uma forma de saúde mental para as pessoas. É preciso um olhar mais humano para os artistas neste momento” enfatizou Scarpa.  

O secretário afirmou que compreende a posição do Mandato Coletivo sobre a realidade dos artistas e se prontificou a encontrar uma solução sobre a contratação dos profissionais.

Cultura Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891

Notícias relacionadas