
Audiência abre espaço para público cobrar Executivo por agilidade em processos
Alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti participaram de debate sobre os efeitos das mudanças climáticas
Atividade na escola integra a programação da Simapira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Uma roda de conversa com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti, no bairro Jupiá, nesta segunda-feira (3), foi uma das atividades do cronograma da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho. Os alunos discutiram a questão das mudanças climáticas com os integrantes do gabinete do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, da vereadora Sílvia Morales (PV).
Ao lado do assessor João Scarpa, a parlamentar conversou com os alunos sobre o funcionamento do Poder Legislativo e a atuação da Comissão de Meio Ambiente, da qual Sílvia Morales é presidente. Eles comentaram ainda sobre os eventos extremos, que são resultados da interferência humana no meio ambiente, como as inundações no Rio Grande do Sul.
Cidades mais justas, sustentáveis e democráticas, foi o tema que Sílvia Morales defendeu ao abordar as políticas públicas que são necessárias para mitigar os efeitos dos problemas ambientais. A abordagem foi incrementada pelo comentário da aluna Ana Júlia Milani, de 17 anos, que questionou sobre a relação entre as políticas públicas e a desigualdade social.
Ao explanar especificamente sobre o clima, o assessor Ayri Rando falou sobre a atuação do Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba), que auxilia o município no apontamento de políticas sobre o clima. Os adolescentes foram levados a elencar as definições de mudanças climáticas, causadas pelo desmatamento e queima de combustíveis, por exemplo, e também sobre os impactos na vida cotidiana, como as ondas de calor, escassez hídrica e eventos extremos.
O assessor apresentou dados aos estudantes, como a elevação da temperatura do planeta em 1,1 grau entre 1850 e 2020 e o desafio global de fazer com que essa elevação não chegue a 1,5 grau até 2100, o que configuraria uma interferência perigosa no clima.
Injustiça Climática – Nesse contexto, Ayri Rando explicou sobre o conceito de injustiça climática, em que os que menos contribuem para os efeitos climáticos são os que mais sofrem com eles. “A juventude é parte disso. Vocês, jovens, não têm responsabilidade sobre esse problema. Mas vão sentir os efeitos dele”, afirmou. E os levou a refletir sobre como podem influenciar na definição de políticas públicas em benefício do meio ambiente.
O palestrante destacou os 12 eventos extremos que ocorreram no Brasil no ano passado, como ondas de calor, chuvas, inundações, secas, ciclones e tempestades, dentre eles dois que não tinham precedentes, como a seca na Amazônia e o ciclone extratropical no Rio Grande do Sul. E procurou demonstrar que o problema é próximo de todos, como em Piracicaba, que também registrou ondas de calor, desabastecimento de água e alagamentos recentes.
Sílvia Morales lembrou que, quando se falava na questão ambiental no passado, os efeitos pareciam distantes, mas agora atingem a todos de maneira concreta e muito próxima. “A juventude ainda tem tempo de refletir sobre a questão ambiental e sobre os efeitos disso tudo”, afirmou.
Para o diretor da escola, Marcelo Martins Rezende, é fundamental abordar esse tema com os alunos. “É importante esse trabalho para instigar a juventude a essa reflexão porque os jovens vão sofrer ainda mais esses impactos”, colocou. “Que esse trabalho possa fazer germinar nos jovens essa preocupação com a questão ambiental”.
As atividades da Semapira seguem ao longo de todo o mês de junho. O Mandato Coletivo deve retornar à Escola Estadual Comendador Luciano Guidotti na próxima semana para abordar o tema com outra turma de alunos.
Audiência abre espaço para público cobrar Executivo por agilidade em processos
Câmara aprova denominação do refeitório como “Madalena Leite – vereadora”
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos
Moção reconhece conquista em competição internacional sobre biodiversidade