
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
"Um passo inédito na história da Câmara de Vereadores de Piracicaba", classificou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) ao anunciar, hoje à tarde (11 (...)
"Um passo inédito na história da Câmara de Vereadores de Piracicaba", classificou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) ao anunciar, hoje à tarde(11/07), durante coletiva à imprensa e aos meios de comunicação, a conclusão da Consolidação das Leis do Município, trabalho iniciado, em 1996, pelo Legislativo em parceria com a Unimep.
Cerca de seis mil leis municipais, abrangendo desde o ano de 1948 aos dias atuais, serão extintas com a permanência de apenas 12. "Trata-se de experiência única no âmbito da legislação municipal em todo o Brasil, tendo como objetivo a simplificação e racionalização do ordenamento jurídico local, reduzindo o grande número de leis existentes, e tornando-as acessíveis aos cidadãos, além de facilitar o trabalho dos vereadores e dos Poderes Judiciário e Executivo", ressaltou o professor, responsável pela coordenação dos trabalhos, Darci Marques da Silva. "A população poderá saber o que pensava a sociedade de 1950, por exemplo", destaca Silva. "Tudo precisa ser atualizado ou, em certos casos, extintos. Com as leis, o processo não é diferente".
O diretor do Departamento Jurídico da Câmara, Antônio Messias Galdino, disse que a equipe conseguiu uma missão. "Nós mergulhamos neste Universo de leis que não condizem mais com realidade e, em parceria com a Unimep, estamos extingüindo-as do quadro de leis municipais com a participação dos estagiários das duas instituições".
Entenda o caso
Em 1998, foi editada a Lei Complementar (federal), n° 95, de 26 de fevereiro de 1998, disciplinando o processo de elaboração das leis e, entre as exigências, para municípios, Estados e União, ficou determinada a Consolidação das Leis, que revoga as leis antigas e atualiza as consideradas obsoletas.
Livro
O trabalho será lançado em livros, totalizando oito volumes com os temas: Apresentação; Educação e Cultura; Código de Postura; Normas de Edificação - Zoneamento Urbano e Parcelamento do Solo; Saúde - Desenvolvimento Social e Código Tributário.
Do encontro participaram jornalistas, vereadores e representantes da Universidade Metodista de Piracicaba e Câmara de Vereadores.
Fotos: Fabrice Desmonts
Departamento de Comunicação
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Requerimento quer detalhamento de emendas recebidas e investimentos do Cismetro
Requerimento pede informações sobre serviços de limpeza na rua Santa Catarina