EM PIRACICABA (SP) 11 DE JULHO DE 2008

Seis mil leis serão revogadas. Câmara conclui Projeto de Consolidação de Leis

"Um passo inédito na história da Câmara de Vereadores de Piracicaba", classificou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) ao anunciar, hoje à tarde (11 (...)




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Comunicação


"Um passo inédito na história da Câmara de Vereadores de Piracicaba", classificou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB) ao anunciar, hoje à tarde(11/07), durante coletiva à imprensa e aos meios de comunicação, a conclusão da Consolidação das Leis do Município, trabalho iniciado, em 1996, pelo Legislativo em parceria com a Unimep.

Cerca de seis mil leis municipais, abrangendo desde o ano de 1948 aos dias atuais, serão extintas com a permanência de apenas 12. "Trata-se de experiência única no âmbito da legislação municipal em todo o Brasil, tendo como objetivo a simplificação e racionalização do ordenamento jurídico local, reduzindo o grande número de leis existentes, e tornando-as acessíveis aos cidadãos, além de facilitar o trabalho dos vereadores e dos Poderes Judiciário e Executivo", ressaltou o professor, responsável pela coordenação dos trabalhos, Darci Marques da Silva. "A população poderá saber o que pensava a sociedade de 1950, por exemplo", destaca Silva. "Tudo precisa ser atualizado ou, em certos casos, extintos. Com as leis, o processo não é diferente".

O diretor do Departamento Jurídico da Câmara, Antônio Messias Galdino, disse que a equipe conseguiu uma missão. "Nós mergulhamos neste Universo de leis que não condizem mais com realidade e, em parceria com a Unimep, estamos extingüindo-as do quadro de leis municipais com a participação dos estagiários das duas instituições".

Entenda o caso

Em 1998, foi editada a Lei Complementar (federal), n° 95, de 26 de fevereiro de 1998, disciplinando o processo de elaboração das leis e, entre as exigências, para municípios, Estados e União, ficou determinada a Consolidação das Leis, que revoga as leis antigas e atualiza as consideradas obsoletas.

Livro

O trabalho será lançado em livros, totalizando oito volumes com os temas: Apresentação; Educação e Cultura; Código de Postura; Normas de Edificação - Zoneamento Urbano e Parcelamento do Solo; Saúde - Desenvolvimento Social e Código Tributário.

 Do encontro participaram jornalistas, vereadores e representantes da Universidade Metodista de Piracicaba e Câmara de Vereadores.

 

Fotos: Fabrice Desmonts

 Departamento de Comunicação

Câmara Legislativo

Texto:  Comunicação

Notícias relacionadas