
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Pedro Kawai elenca proposituras elaboradas que visam consolidar legislações que contribuam na desburocratização e melhorias no ambiente de negócios no País
Vereador mira implantação da lei de liberdade econômica em Piracicaba
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Pedro Kawai (PSDB) destaca a implementação da lei de liberdade econômica em Piracicaba, por meio do requerimento 980/2023, do projeto de lei 4/2024 e da indicação 1337/2024. O parlamentar mostra que a legislação visa simplificar e desburocratizar o ambiente de negócios no país, facilitando a abertura e o funcionamento de empresas.
De acordo com o mapa de empresas, do governo federal, a média de tempo para abrir uma empresa no Brasil era de 26 horas. A lei de liberdade econômica propõe eliminar a exigência de alvarás de funcionamento, sanitário e ambiental para atividades de baixo risco, uma definição que cabe aos estados e municípios a partir de uma matriz de riscos que considera o histórico da atividade.
A dispensa de alvarás para atividades de baixo risco é vista como uma medida para estimular a economia, reduzindo custos e o tempo necessário para abrir e manter um negócio, segundo o Instituto Liberal de São Paulo (ILSP). Além disso, a medida pode ajudar na formalização de empresas. Em parceria com o Instituto Millenium, o ILSP aponta que municípios que adotaram a lei de liberdade econômica registraram um aumento médio de cerca de 40% na geração de empregos após a implantação da lei.
Pedro Kawai também considera que recentemente, o governador do estado de São Paulo lançou o programa Facilita SP, no final de setembro deste ano, com o objetivo de desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida dos empresários paulistas. Agora, o município adere ao projeto "Facilita SP" por meio do decreto municipal 19.947/2024.
O vereador Pedro Kawai destaca ainda a importância dessas medidas para promover um ambiente de negócios mais favorável e fomentar o desenvolvimento econômico local. "A adesão ao programa Facilita SP são passos essenciais para desburocratizar e dinamizar a economia de Piracicaba, beneficiando empreendedores e gerando mais empregos," afirma Kawai.
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Requerimento quer detalhamento de emendas recebidas e investimentos do Cismetro