EM PIRACICABA (SP) 01 DE SETEMBRO DE 2017

Coronel Adriana retomará Fórum de Segurança Pública

Vereadora apresentou o requerimento 549, aprovado quinta-feira (31), para solicitar a utilização do espaço para discussão de ações de combate à criminalidade




Toque na imagem para aumentar

Coronel Adriana quer retomar as ações do Fórum de Segurança Pública

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


A vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (PPS), retomará as atividades do Fórum Municipal Permanente de Segurança Pública, criado na Câmara de Vereadores de Piracicaba em novembro de 2011. Na 48a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (31), a parlamentar apresentou o requerimento 549/2017 para pedir a autorização de uso espaço para discussões sobre políticas públicas voltadas ao combate da criminalidade.

De acordo com o Decreto 27/2011, que criou o Fórum da Segurança Pública, a proposta é focada em reunir os membros para deliberarem assuntos relacionados à segurança, assim com encaminharem propostas ao Comando da Policia Militar do Estado de São Paulo (CPI-9), Deinter-9, Delegacia da Policia Federal e Comando da Guarda Civil. Também envolve 52 entidades, órgãos e instituições, envolvendo representantes de diversos setores sociais.

Coronel da Polícia Militar, a vereadora Adriana Nunes detalha, no texto do requerimento 549/2017, que o Fórum de Segurança Pública tem o intuito de apontar e buscar soluções para a prevenção do crime e melhoria da sensação de segurança. “Poderemos ter uma sequência contínua de análises, onde compartilharemos a visão de cada segmento, focados em componentes preventivos, repressivos, judiciais e sociais”, aponta a parlamentar.

Ela ressalta também que a segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressão, “e sim como um sistema integrado e otimizado”, avalia, envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. “O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano, no tratamento das causas e na reinclusão na sociedade do autor do ilícito”, conceitua.

De acordo com a assessoria da Coronel Adriana, ainda não está definido como será organizado o trabalho Fórum. A intenção da vereadora é enviar uma emenda ao Decreto Legislativo 27/2011, para alterar a periodicidade das reuniões, que, conforme o texto original da propositura, deveriam ocorrer mensalmente.

Fórum Segurança Pública Adriana Nunes

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas