
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Comissão de Meio Ambiente exarou parecer favorável ao projeto de lei complementar que altera a composição da Comclima (Comissão Municipal de Mudança Climática)
Integrantes da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável se reuniram nesta quinta-feira (9)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A maior participação popular na Comclima (Comissão Municipal de Mudança Climática) é proposta no projeto de lei complementar 15/2021, de autoria do Executivo, que recebeu parecer favorável da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara nesta quinta-feira (9). A propositura visa estabelecer a constituição da Comclima por representantes titulares e suplentes do Poder Público e por, no mínimo, 50% da sociedade civil.
As vereadoras Silvia Morales (PV), do mandado coletivo A Cidade É Sua e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alessandra Bellucci (Republicanos), relatora, e Ana Pavão (PL), membro, se reuniram para analisar e exarar pareceres aos projetos de lei complementar 15 e 16/2021 e ao projeto de lei 242/2021.
As alterações propostas pelo PLC sobre a Comclima visam garantir a participação predominante da sociedade civil; determinar que todos os órgãos e entidades representativos que constituírem a comissão desenvolvam comprovadamente projetos ou ações no município; incluir as representações do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente); definir o número de representantes de cada categoria; e prever regras de transição.
De acordo com a propositura, a Comclima tem como principais objetivos revisar, tornar público, acompanhar, além de garantir e fiscalizar a implementação do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, com a definição de metas e indicadores.
A Comissão da Câmara também analisou e exarou parecer favorável ao projeto de lei 242/2021, que visa autorizar o município a modificar área no conjunto habitacional Água Branca I a ser doada ao governo do Estado. No PL, o Executivo propõe a autorização do desmembramento da área, com 389,55 metros quadrados, onde fica o Centro de Educação Digital, doar apenas seu remanescente ao governo do Estado e regularizar as propriedades para possibilitar que novos investimentos sejam feitos em ambas as áreas.
O PLC 16/2021, que altera a lei complementar 404/2019, sobre o estabelecimento de regramentos em âmbito municipal para a promoção da Regularização Fundiária de Núcleos Rurais e Urbanos, também recebeu parecer da comissão. As vereadoras Alessandra Bellucci e Ana Pavão assinaram parecer favorável e a vereadora Silvia Morales assinou parecer contrário separado.
Compete à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável emitir parecer sobre os processos referentes ao sistema municipal de meio ambiente, direito ambiental, planejamento e desenvolvimento sustentáveis, assuntos atinentes ao uso e ocupação do solo urbano, política e legislação de defesa ecológica, recursos naturais renováveis, flora, fauna e solo, edafologia e desertificação.
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Artistas serão homenageados no Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia
Audiência abre espaço para público cobrar Executivo por agilidade em processos
Câmara aprova denominação do refeitório como “Madalena Leite – vereadora”
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Exposição na Câmara traz artigos feitos por trabalhadores da assistência social
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Escola do Legislativo apresenta demonstrativo de atividades realizadas em abril
Projeto de lei homenageia ex-prefeito em denominação de escola municipal
Câmara inclui o Dia Municipal do Samba no calendário oficial da cidade
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereadora questiona estratégias para melhoria na gestão de recursos hídricos