EM PIRACICABA (SP) 29 DE JULHO DE 2022

Alunos de escola de Artemis participam de simulação na Câmara

Por meio do projeto "Conheça o Legislativo", alunos do 8º ano da Escola Estadual José Martins de Toledo conheceram as instalações da Câmara e as atividades parlamentares.




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Nesta sexta-feira, estudantes conheceram instalações da Câmara

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Na manhã desta sexta-feira (29), 47 estudantes de três turmas do 8º ano da Escola Estadual "José Martins de Toledo", no distrito de Artemis, visitaram a Câmara Municipal de Piracicaba e puderam conhecer um pouco mais sobre a história da cidade e da Casa de Leis e sobre as atividades realizadas pelos vereadores. Na visita, estiveram presentes dois professores e a vice-diretora da escola.

Os alunos foram recepcionados pelo vereador Josef Borges (Solidariedade), que destacou a importância do papel dos parlamentares e incentivou a participação cidadã dos jovens. "Espero que, no futuro, um de vocês possa me substituir", declarou.

As turmas conheceram algumas das instalações do prédio principal da Câmara e se encaminharam ao plenário, onde quatro estudantes foram escolhidos para ocupar as cadeiras da Mesa Diretora e outros 19 se sentaram nos lugares dos demais vereadores. Lá, a arquivista Dayane Cristina Soldan, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, apresentou a história da administração política no Brasil e da constituição de Piracicaba –primeiro como povoado, depois como vila e, por fim, enquanto cidade. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de folhear uma cópia da ata da fundação da Câmara. O servidor Bruno Didoné de Oliveira, do mesmo setor, explicou também as atribuições de cada um dos três poderes políticos e destacou seus representantes nos níveis municipal, estadual e federal.

Em seguida, foi realizada uma simulação de reunião ordinária, conduzida por Bruno. Os estudantes fizeram a abertura da sessão, seguindo todos os protocolos regimentais –incluindo leitura bíblica, chamada para constatação de quórum e leitura das matérias a serem votadas. Na simulação, o projeto fictício em tramitação foi uma propositura que liberava o uso de celular em espaços escolares.

No total, seis alunos ocuparam a tribuna para argumentar de forma favorável ou contrária ao projeto, expondo suas próprias opiniões. Dentre os pontos trazidos pelos jovens, foi defendido o uso do celular como meio de se comunicar com a família, pesquisar e aprofundar os conteúdos abordados em sala de aula e escutar música para ajudar na concentração quando algum exercício individual é proposto. Para os que condenaram a presença dos aparelhos nas escolas, o principal problema seria o de distração dos colegas, atrapalhando as aulas. Por fim, a votação contou com 20 votos favoráveis ao uso do celular e 3 contrários.

Pedro Paulo Camargo, de 14 anos, relatou que os professores de história prepararam as turmas para a visita: no 7º ano, eles começaram a estudar sobre a história da cidade e os poderes políticos, dando continuidade no atual ano letivo. O estudante disse ter gostado da experiência. "É uma coisa que todo mundo deveria entender", afirmou.

A vice-diretora da Escola Estadual "José Martins de Toledo", Márcia Cardoso, enfatizou a importância do aprendizado para que os jovens exerçam sua cidadania. "Temos que ter conhecimento para fazermos escolhas que melhorem a vida de todos, da comunidade, do estado e do país, não só pensando no aspecto individual." Segundo ela, uma vez inteirados sobre os assuntos da vida política, os alunos poderão fazer cobranças dos representantes eleitos a respeito das políticas públicas. "Essa visita é para que, daqui a alguns anos, eles entendam que esse processo faz parte de uma aprendizagem para toda a vida e que a escola é o que abre portas, abre janelas e constrói uma casa inteira", defendeu.

Escolas que tenham interesse em participar do projeto "Conheça o Legislativo" podem entrar em contato com a Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" pelo telefone 3403-7129.

Josef Borges Conheça o Legislativo

Texto:  Laura Fedrizzi Salere
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

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