Departamento Financeiro realiza controle de receitas e pagamentos

Responsável por atividades financeiras, de contabilidade e de patrimônio da Câmara, é chefiado pelo servidor Francisco Gomes Ferreira.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


O Departamento Financeiro é responsável pelas atividades financeiras, de contabilidade e de patrimônio da Câmara Municipal de Piracicaba, conforme a Resolução 1/2021.

Compete ao setor planejar, organizar e executar as atividades relativas ao orçamento, envolvendo controle das despesas e dos pagamentos, colaborar na preparação do anteprojeto de lei da proposta orçamentária da Câmara, controlar a execução orçamentária e propor transposição de recursos ou suplementação, proceder ao enquadramento das despesas, nas dotações orçamentárias a serem oneradas para as aquisições de materiais e contratações de serviços e obras; e emitir e controlar todos os documentos das despesas.

Também procede na tomada de contas dos responsáveis por adiantamentos administrativos ou outras formas de entrega de recursos financeiros, bem como orientar os respectivos agentes; efetua pagamentos da execução dos contratos, levantamento do numerário, mantém sob sua guarda e controle os recursos financeiros recebidos pela Câmara, cuidando dos depósitos e movimentações das contas bancárias. Planeja e efetua pagamentos a serem feitos diariamente, controla entrada de receitas, emite guias de recolhimento e zela para que os recursos financeiros auferidos recebam a destinação determinada pela legislação. 

Confere valores da conta corrente da Câmara, efetua a aplicação diária, no mercado financeiro, do saldo disponível da Câmara, e remete ao Tribunal de Contas do Estado a documentação exigida e elabora relatórios e balancetes e balanços, além de fornecer aos servidores anualmente os informes de rendimentos; e apoiar a coordenação e execução dos trabalhos relativos à sua área de competência. 

Nas atividades de patrimônio, mantém em condições de uso, zelando por sua conservação e numera os bens adquiridos, lançando no livro de inventário de bens e cadastramento no sistema de patrimônio.

CHEFE DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO - Francisco Gomes Ferreira

Quem somos

Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas