Vereadora acompanha destinação do lodo retirado da ETA Luiz de Queiroz
Associação Remo de Piracicaba receberá moção de aplausos da Câmara
Propositura aprovada nesta quinta (12) reconhece trabalho da Associação no projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba”
Silvia Morales é autora da moção 222/2024, de aplausos à Associação Remo de Piracicaba
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os vereadores aprovaram na 77ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (12), moção de aplausos à Associação Remo de Piracicaba pela expedição científica do projeto “Diagnóstico Ambiental da Bacia do Rio Piracicaba”, realizada com apoio das empresas BluestOne, Mérieux Nutrisciences, além da Agência PCJ e da SOS Rio Piracicaba e diversos pesquisadores especializados.
“A iniciativa teve como objetivo avaliar a qualidade da água e identificar os impactos dos afluentes no sistema fluvial”, traz o texto da moção 222/2024, de autoria de Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua.
A propositura também relata que a expedição, “realizada na primeira semana de dezembro de 2024, envolveu uma série de análises técnicas e ambientais que proporcionaram um panorama abrangente sobre a condição da bacia. Entre os métodos empregados, destaca-se a utilização da técnica de DNA ambiental, que permite identificar fragmentos genéticos de espécies presentes na água. Essa tecnologia foi essencial para mapear as espécies de peixes que ainda habitam o rio, subsidiando futuras ações de repovoamento e conservação da biodiversidade”.
O conjunto de análises, “incluindo água tratada, águas superficiais, como rios, efluentes, efluentes atmosféricos e solo”, segue a propositura, “visa diagnosticar com precisão os desafios enfrentados pela bacia e sugerir estratégias para sua conservação e recuperação”.
A moção também cita que os pesquisadores e organizadores percorreram cerca de 115 km, saindo da nascente do Rio Piracicaba, formada no encontro dos rios Atibaia e Jaguari, até sua foz, no encontro com o Rio Tietê.
“Este projeto é apenas a primeira etapa, ocorrido na estação primavera, de um estudo mais amplo, com mais três fases programadas para 2025", destaca o texto.
A data de entrega da honraria ainda será divulgada.
Notícias relacionadas
Indicação pede reparos em rua no Centro de Piracicaba
Indicações propõem melhorias de trânsito nas proximidades da LBV
Vereador solicita melhorias para a praça Marcos Contarini, na Paulista
Vereador pede prioridade em demandas na área de segurança pública
Vereador pede à Prefeitura a instalação de lombada na rua José Detoni
Galeria entupida causa transtornos para comerciantes no Paulista
ETA Luiz de Queiroz deve atingir capacidade máxima em 10 dias
Vereador visita Corregedoria e defende 'gestão pública mais eficiente'
Vereador solicita melhorias para o Jardim Parque Jupiá
Vereador protocola PDL que cria Frente em Defesa da Rua do Porto
Vereador protocola três indicações para melhorias no bairro Bongue
Vereador solicita academia e playground para o Jardim Caxambu
Vereador visita presidente do Semae para repassar demandas
Vereador homenageia 10º BPMI pelos seus 49 anos de fundação