
Vereador participa de evento realizado por operadora de saúde
A exposição está disponível no site da Câmara entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro
Exposição comemora os 130 anos de nascimento do escritor
Conhecido como precursor da literatura infanto-juvenil no Brasil, o escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade está sendo homenageado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba através da exposição virtual “Thales Castanho de Andrade – 130”. A exposição traz documentos históricos sobre a vida, a breve carreira política e os feitos do escritor na área da educação.
Criada em comemoração aos 130 anos de nascimento de Thales Castanho de Andrade, completados no dia 15 de setembro, a exposição virtual ficará disponível no site da Câmara do dia 21 de setembro a 7 de outubro.
O Departamento de Documentação e Transparência da Câmara é responsável pela exposição sobre a vida do escritor, cujas obras mais conhecidas são os livros “Saudade” e “A Filha da Floresta”. O conteúdo da exposição foi cedido pelo site thalesdeandrade.com.br, criado em homenagem a Thales Castanho de Andrade. “Quando temos datas redondas em relação a figuras importantes, não podemos deixar passar em branco, nós temos que fazer uma atividade que valorize e destaque a obra dessas pessoas”, declarou Bruno Didoné de Oliveira, diretor do Departamento de Documentação, que classificou o homenageado como “uma figura importante para nossa cultura e educação”.
Autor de 47 livros publicados, Thales Castanho de Andrade nasceu em Piracicaba no dia 15 de setembro de 1890 e faleceu em outubro de 1977. Presidiu o Esporte Clube XV de Piracicaba e o Centro do Professorado Piracicabano, e também exerceu o cargo de vereador no ano de 1924. Na área da educação, o escritor deu início ao movimento “Guerra Alfabetizadora”, movimento precursor das investidas para a alfabetização de adultos. A biblioteca infantil municipal foi batizada com o nome do escritor devido a significativa contribuição do homenageado para a educação.
Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Kawai, Thales Castanho de Andrade foi um escritor muito à frente do seu tempo que, há mais de cem anos, já mostrava o quanto o meio ambiente e a literatura podem ajudar na conscientização das pessoas. Juntamente com Academia Piracicabana de Letras, Kawai levou a ideia da exposição para o Departamento de Documentação e Transparência da Casa. “A Câmara tem o papel importante de reconhecer isso, porque a Casa tem o papel de representar o povo e mostrar para população quem foram os piracicabanos ilustres, a importância que é a cultura, a formação e dar visibilidade a tudo isso”, afirmou.
A exposição sobre Thales Castanho de Andrade está disponível entre os dias 21 de setembro e 7 de outubro e pode ser acessada no ícone no topo da página inicial do site da Câmara ou pela plataforma My Portfolio, no endereço thalescastanhodeandrade.myportfolio.com/.
Vereador participa de evento realizado por operadora de saúde
Aprimoramento de projetos da Câmara repercute em Porto Feliz
Ato lembra Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Demandas do Jd. Brasília são atendidas após vereador solicitar
Câmara recebe visita de idealizadora do "Paradas pro Sucesso"
Tragédia na Boate Kiss, há 10 anos, fez Câmara endurecer leis locais
Vereador acompanha reforma da Escola Municipal Heitor Pompermayer
Vereador verifica demandas em visita à comunidade Renascer
Indicação pede revisão do itinerário da linha de ônibus 101
Tema de indicação, pátio de escola no Jd. Alvorada recebe cobertura
Entidades discutem calendário de atividades alusivas ao "8 de março"
Buracos ao longo da rua Ipiranga colocam em risco a região central
Operação tapa-buracos é solicitada em rua no Nova Piracicaba
Operação tapa-buracos é solicitada em rua na Vila Monteiro
Vereador pede reconstrução de muro de ginásio no Piracicamirim