EM PIRACICABA (SP) 01 DE DEZEMBRO DE 2021

Com metas para 2040, projeto propõe retomada de planejamento da cidade

Comissão de Obras reuniu-se com o vereador autor da proposta e com a Oscip Pira 21




Toque na imagem para aumentar

Propositura recebeu parecer favorável da Comissão Permanente de Obras, Serviços Púbicos e Atividades Privadas da Câmara

Crédito: Assessoria parlamentar


A Comissão Permanente de Obras, Serviços Púbicos e Atividades Privadas da Câmara de Piracicaba exarou parecer favorável ao projeto de decreto legislativo nº 34/2021, de autoria do vereador Acácio de Godoy (PP), que propõe a criação do “Fórum Piracicaba 2040”, cujo objetivo é mobilizar os setores sociais para incorporar propostas ao planejamento estratégico da cidade, coordenado pela Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Nesta semana, o PDL foi tema de uma reunião da Comissão, presidida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), e que tem relator e membro, os vereadores Anilton Rissato (Patriota) e Aldisa (Paraná) Vieira Marques (Cidadania), respectivamente. Os parlamentares convidaram o autor do projeto, e o secretário-executivo da Pira 21, prof. Josué Adam Lazier para alinharem os objetivos, de tal modo que a Câmara possa ser uma das principais protagonistas sobre propostas de sustentabilidade para o município nos próximos anos.

Desde que foi criado, no ano 2000, ainda denominado “Piracicaba 2010”, o planejamento estratégico da cidade incorporou importantes propostas que foram transformadas em projetos, programas e ações de governo. Para cada um de seus eixos temáticos, o então Piracicaba 2010 apresentou projetos estruturantes em áreas como saúde, educação, habitação, meio-ambiente, cultura, esporte, turismo, assistência social, comunicação, entre outros.

O vereador Pedro Kawai ressaltou a relevância da propositura apresentada pelo vice-presidente da Câmara, e disse que a experiência acumulada da Oscip favorecerá o desenvolvimento do Fórum. “O Pira 21 vem, há anos, atuando no planejamento da nossa cidade, com visão de curto, médio e longo prazos. A proposta do vereador Acácio coincide com a preocupação de manter o crescimento e o desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, considerou.

Godoy destacou que "as contribuições da Comissão, orientadas pelo parecer da Oscip Pira 21, reconhecida pela expertise no tema, vieram para tornar o projeto ainda mais completo e abrangente. Com isso, avançamos na questão de fundamentação, aplitude e acompanhamento dos trabalhos que serão realizados pelo Fórum Piracicaba 2040".

Embora a Comissão tenha exarado parecer favorável ao PDL, o vereador Acácio adiantou que deverá apresentar um substitutivo, contemplando aspectos que possam tornar o Fórum 2040 ainda mais abrangente e inclusivo.

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas Pedro Kawai Aldisa Marques Acácio Godoy Anilton Rissato

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas