EM PIRACICABA (SP) 13 DE ABRIL DE 2022

Comissão de Obras faz reunião sobre Domicílio Eletrônico Tributário

Projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, gerou dúvidas entre os integrantes da comissão. Procurador-geral e secretário de finanças compareceram na reunião.




Toque na imagem para aumentar

Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (13)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


As dúvidas levantadas pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas sobre a viabilidade do projeto de lei complementar 4/2022 que institui o Domicílio Eletrônico Tributário (DET) no município foram sanadas em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13). De autoria do Executivo, o PLC acrescenta dispositivos à consolidação das leis que disciplinam o Sistema Tributário Municipal (lei complementar 224/2008).

O secretário de Finanças, Artur Costa Santos, o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello, e funcionários da Secretaria de Finanças prestaram esclarecimentos aos membros da comissão sobre a obrigatoriedade do credenciamento no Domicilio Eletrônico Tributário de pessoas físicas, jurídicas e de Microempreendedores Individuais (MEIs); e também sobre a capacidade de a prefeitura fornecer um serviço digital que atenda a demanda da população.

De acordo com o secretário de finanças, o atendimento presencial continuará existindo, apesar do projeto de lei complementar falar de obrigatoriedade, e citou o parágrafo quinto do artigo 410C do PLC 4/2022: “No interesse da Administração Pública, a comunicação poderá ser realizada mediante outras formas previstas na legislação ou em ato da Secretaria Municipal de Finanças”.

Sobre a capacidade tecnológica, foi explicado à comissão que a prefeitura tem condições de suportar o aumento do número de credenciamentos e de armazenamento de documentos porque utiliza o serviço de data centers e consegue obter a “velocidade tecnológica” necessária.

“Os técnicos e a empresa que fez o sistema deixaram claro que terá ainda o sistema presencial e isso para nós foi um alívio e esclarecedor”, declarou o vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da comissão.

Compete à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas emitir parecer sobre todos os processos atinentes à realização de obras e execução de serviços pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos e outras atividades administrativas ou privadas sujeitas à deliberação da Câmara. Nela integram os vereadores Pedro Kawai (PSDB), presidente, Anilton Rissato (Patriota), relator, e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), membro.

Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas Pedro Kawai Valdir Marques Anilton Rissato

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas