Daniel de Carvalho recebe o Título de Cidadão Piracicabano
Comissão de Obras faz reunião sobre Domicílio Eletrônico Tributário
Projeto de lei complementar, de autoria do Executivo, gerou dúvidas entre os integrantes da comissão. Procurador-geral e secretário de finanças compareceram na reunião.
Reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (13)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401As dúvidas levantadas pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas sobre a viabilidade do projeto de lei complementar 4/2022 que institui o Domicílio Eletrônico Tributário (DET) no município foram sanadas em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (13). De autoria do Executivo, o PLC acrescenta dispositivos à consolidação das leis que disciplinam o Sistema Tributário Municipal (lei complementar 224/2008).
O secretário de Finanças, Artur Costa Santos, o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello, e funcionários da Secretaria de Finanças prestaram esclarecimentos aos membros da comissão sobre a obrigatoriedade do credenciamento no Domicilio Eletrônico Tributário de pessoas físicas, jurídicas e de Microempreendedores Individuais (MEIs); e também sobre a capacidade de a prefeitura fornecer um serviço digital que atenda a demanda da população.
De acordo com o secretário de finanças, o atendimento presencial continuará existindo, apesar do projeto de lei complementar falar de obrigatoriedade, e citou o parágrafo quinto do artigo 410C do PLC 4/2022: “No interesse da Administração Pública, a comunicação poderá ser realizada mediante outras formas previstas na legislação ou em ato da Secretaria Municipal de Finanças”.
Sobre a capacidade tecnológica, foi explicado à comissão que a prefeitura tem condições de suportar o aumento do número de credenciamentos e de armazenamento de documentos porque utiliza o serviço de data centers e consegue obter a “velocidade tecnológica” necessária.
“Os técnicos e a empresa que fez o sistema deixaram claro que terá ainda o sistema presencial e isso para nós foi um alívio e esclarecedor”, declarou o vereador Pedro Kawai (PSDB), presidente da comissão.
Compete à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas emitir parecer sobre todos os processos atinentes à realização de obras e execução de serviços pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos e outras atividades administrativas ou privadas sujeitas à deliberação da Câmara. Nela integram os vereadores Pedro Kawai (PSDB), presidente, Anilton Rissato (Patriota), relator, e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), membro.
Notícias relacionadas
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Imobiliária é reconhecida pela Câmara por completar 25 anos
Vereador solicita melhorias para o bairro Jardim Abaeté
Manutenção de escola municipal é solicitada em indicação
Dedetização de bueiros é solicitada em indicação
Atleta campeã panamericana de Kickboxing receberá moção de aplausos
Câmara aprova instituição de duas novas reuniões solenes
Após 34 anos de serviço público, Hélio Prado recebe homenagem
"Mulheres em Contexto": Escola do Legislativo lança livro eletrônico
Quatro votos de congratulações são aprovados na 76° Reunião Ordinária
Vereador solicita reparos no bairro Água Branca
“Dia do Romeiro do Senhor Bom Jesus” entrará no calendário municipal
Câmara contempla casa de idosos por relevantes serviços