Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Comissão de obras retoma atividades e analisa PLC sobre o COMCLIMA
Membros também analisaram projeto de lei que trata de penalidades administrativas a quem que comercializa ou revende produtos oriundos de ações criminosas
Retomada das reuniões ocorreu na manhã desta terça-feira (11)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Após o recesso parlamentar de janeiro, a Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas da Câmara Municipal de Piracicaba retomou as atividades parlamentares na manhã desta terça-feira (1). Os vereadores Pedro Kawai (PSDB), presidente da Comissão, e Anilton Rissato (Patriota), relator, emitiram pareceres favoráveis ao projeto de lei 258/2021 e ao projeto de lei complementar 15/2021.
O PL 258/2021 introduz alterações à lei 9.139/2019. A lei de 2019 “estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas que comercializem, adquiram, transportem, estoquem ou revendam produtos oriundos de ações criminosas e revoga a Lei nº 5.623/2005”. De autoria do Poder Executivo, o projeto de lei analisado na Comissão “visa dar mais efetividade nas ações de segurança pública, permitindo a cassação ou a suspensão imediata, conforme o caso, dos alvarás de licença de estabelecimentos que comercializarem, adquirirem, distribuírem, transportarem, estocarem ou revenderem produtos oriundos de furto, roubo ou outro tipo de ilícito penal”.
Já o projeto de lei complementar 15/2021 introduz alterações na Lei Complementar nº 251/10, modificada pela de nº 420/20, no que tange à Comissão Municipal de Mudança Climática (COMCLIMA).
Também de autoria do Executivo, os principais aspectos do PLC 15/2021 visam garantir a participação predominante da sociedade civil; determinar que todos os órgãos e entidades representativas que constituírem a Comissão desenvolvam comprovadamente projetos ou ações no município de Piracicaba; incluir as representações do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA); e definir o número de representantes de cada categoria, além de prever regras de transição, uma vez que seus representantes acabaram de ser nomeados pelo Decreto nº 18.773, de 14 de junho de 2.021
“A Comissão de Obras e Serviços Públicos analisa diversos projetos ligados aos serviços que atendem diretamente a população. Esta retomada depois do recesso é muito importante para as discussões dos projetos que estão por vir, pela importância deles”, destacou o presidente da Comissão, Pedro Kawai (PSDB).
Compete à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas emitir parecer sobre todos os processos atinentes à realização de obras e execução de serviços pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos e outras atividades administrativas ou privadas sujeitas à deliberação da Câmara. Nela integram os vereadores Pedro Kawai, presidente, Anilton Rissato, relator, e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania).
Notícias relacionadas
Vereador solicita faixa elevada na avenida Conde do Pinhal
Vereador apresenta indicação para instalar semáforo na rua São João
Estudo vai identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Vereador solicita repintura de lombadas em avenida do Jaraguá
Vereador solicita manutenção de rede pluvial na rua Pedro Chiarini
Vereador solicita manutenção asfáltica em alça de acesso
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Esgoto no Jardim Abaeté e Potiguar é tema de audiência pública
Palestra tira dúvidas sobre cânceres masculinos e femininos
Vereador destaca fortalecimento do Consellho Tutelar
Vereador pede instalação de parque infantil
Plano de contingência poderá nortear futuro arbóreo de Piracicaba