
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Representantes do Poder Executivo serão convocados para dar explicações sobre projeto de lei que institui o Domicílio Eletrônico Tributário (DET)
Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (29)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas fará uma reunião com representantes Prefeitura Municipal para discutir a viabilidade do projeto de lei complementar 4/2022, de autoria do Poder Executivo. O PLC acrescenta dispositivos à consolidação das leis que disciplinam o Sistema Tributário Municipal (lei complementar 224/2008) com o objetivo de instituir o Domicílio Eletrônico Tributário (DET) no município.
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (29), os vereadores Pedro Kawai (PSDB), presidente da comissão; Anilton Rissato (Patriota), relator, e Aldisa Vieira Marques, o Paraná (Cidadania), membro, questionaram se a Prefeitura Municipal terá estrutura para oferecer um serviço totalmente on-line, já que o credenciamento no Domicílio Eletrônico Tributário (DET) será obrigatório às pessoas físicas, jurídicas e aos Microempreendedores Individuais (MEIs).
"A nossa preocupação é que a prefeitura não apresentou em nenhum momento um estudo técnico dos equipamentos e investimentos necessários para ser viável adotar uma ação como essa. A gente quer que a prefeitura traga uma opção híbrida tanto para quem não quer on-line como quem queria. E que eles venham nos explicar como vão ser os investimentos, como vai ser isso", explicou o presidente da comissão, Pedro Kawai.
A Procuradoria Geral do Município, o Secretário de Finanças e o responsável pelo setor de Tecnologia da Informação da prefeitura serão convocados para esclarecimentos em reunião agendada para o dia 13 de abril.
A comissão ainda discutiu sobre o mérito do projeto de lei 46/2022, também de autoria do Executivo. O PL introduz alterações no que tange ao Conselho Municipal do Idoso, na consolidação das leis de interesse social (6246/2008).
Os membros da comissão discordam da troca no Conselho Municipal do Idoso de um representante e respectivo suplente da Procuradoria Geral do Município por um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur). "Todo conselho precisa de uma assessoria, de uma orientação jurídica e não pode ficar órfão da procuradoria. A procuradoria é o centro das informações técnicas e jurídicas do Executivo", afirmou Kawai.
A Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal do Idoso serão notificados: o Executivo deverá apresentar uma justificativa para a troca dos representantes - que não está na justificativa do PL 46/2021, e está sendo solicitado um posicionamento do Conselho do Idoso sobre a questão.
Os vereadores integrantes da comissão posicionaram-se favoravelmente ao projeto de lei 33/2022. De autoria do Executivo, o projeto de lei dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de serviço público de distribuição de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura a se restringir à ocupação do espaço público dentro do que estabelecem as normas técnicas aplicáveis e promover a regularização e a retirada dos fios inutilizados em vias públicas de Piracicaba, revoga a Lei nº 9.268/2019 e dá outras providências.
Compete à Comissão de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas emitir parecer sobre todos os processos atinentes à realização de obras e execução de serviços pelo município, autarquias, entidades paraestatais e concessionárias de serviços públicos e outras atividades administrativas ou privadas sujeitas à deliberação da Câmara.
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Vereador cobra limpeza e placas contra descarte irregular na zona rural
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Moção homenageia empresa do setor de limpeza urbana e gestão ambiental
Câmara aprova solicitações para reuniões solenes
Vereador solicita limpeza do acostamento de estrada no bairro Pau D'Alinho
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
PL que autoriza remanejamento de verbas para entidades é aprovado na Câmara
Vereador prestigia abertura oficial do 11º Japão na Praça
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Vereador prestigia Culminância do 1º semestre em Escola Estadual
Vereador celebra sete anos de horta no Eldorado