EM PIRACICABA (SP) 28 DE ABRIL DE 2022

Conheça o Legislativo realiza primeiro encontro em 2022

Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, do Água Branca, conheceram sobre a história de Piracicaba e participaram de uma sessão simulada




Toque na imagem para aumentar

Projeto Conheça o Legislativo realizou o primeiro encontro de 2022 com a participação de alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, do bairro Água Branca

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O projeto Conheça o Legislativo realizou o primeiro encontro de 2022 nesta quarta-feira (27), com a participação de cerca de 40 alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, do bairro Água Branca. Desenvolvido pela Câmara Municipal de Piracicaba desde 2004, o projeto recebe estudantes do Ensino Fundamental e Médio para um aprofundamento no cotidiano do Poder Legislativo.

Os alunos começaram a visita com um tour pelo prédio principal da Câmara, com paradas no Memorial Prudente de Moraes e na Galeria dos Ex-Presidentes. Nesta edição, o grupo participou a convite do presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (PP), que foi impedido de comparecer ao encontro em função de um compromisso de última hora no Tribunal de Contas do Estado.

O presidente foi representado no projeto pelo vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Acácio Godoy (PP) e pelo segundo secretário, vereador Pedro Kawai (PSDB). “A política é de suma importância para a sociedade e para o dia a dia”, disse Kawai aos estudantes. “Vocês precisam aprender o que é política e participar da política. É através das decisões de vocês que nós podemos fomentar as políticas públicas na cidade”.

“Um dia entraram na minha classe e falaram que a gente era o futuro do Brasil. Eu não levei muito a sério”, relatou Acácio Godoy. “E hoje estou aqui como vice-presidente da Câmara. Vocês são o futuro da nossa cidade. Continuem estudando. Não é verdade que todo mundo que chega aqui é rico ou com grande graduação. Das escolas públicas saem grandes lideranças, sim”.

No Plenário “Francisco Antônio Coelho”, os alunos conheceram um pouco da história de Piracicaba e da formação da Câmara, há 200 anos, através da explanação da agente legislativa do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Michelle Santin Pecorari. Eles puderam visualizar documentos históricos da cidade, como a ata de fundação da Câmara, além de fotos dos primeiros prédios e espaços públicos da cidade e ainda assistiram a um vídeo produzido em 1922.

Em seguida, os estudantes aprenderam sobre a função da Câmara, dos vereadores e a separação entre os Poderes da República, com a palestra do responsável pelo projeto no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Bruno Didoné de Oliveira.

A parte prática foi conduzida através da simulação de uma sessão ordinária, em que foi composta uma Mesa Diretora pelos alunos. Ao todo, 23 alunos tiveram a experiência de ocupar os assentos dos vereadores e de usar a palavra, da mesma forma como os parlamentares agem em uma sessão de verdade.

Na ocasião, o projeto de lei fictício em discussão foi a liberação do uso do celular em sala de aula nas escolas do município. Quatro alunos discursaram contra o projeto e dois defenderam a liberação. No debate, surgiram argumentos como a utilidade da tecnologia para o aprendizado e a distração que o aparelho pode provocar no ambiente escolar. Por fim, o projeto fictício foi aprovado por 16 votos favoráveis e seis contrários.

“Foi muito legal e eu gostaria de retornar”, avaliou o estudante Dhomini Muniz, que ocupou o cargo de presidente. “Eu vejo a dificuldade do presidente porque tem muita responsabilidade”. Para a estudante Tifany Gabrielle dos Santos, que foi vice-presidente, foi gratificante ver como a Câmara funciona na prática. “A gente vê o peso da responsabilidade que os vereadores têm aqui porque muitas vezes eles precisam tomar uma decisão difícil, porém necessária”, colocou.

A professora de Sociologia Dalva de Souza, que acompanhou o grupo, também considerou positiva a experiência de os alunos observarem como funcionam as questões que eles aprendem na teoria em sala de aula. “Tenho muito orgulho de estar aqui com esses meninos”, afirmou.

Escolas que tenham interesse em trazer seus alunos para conhecer o complexo do Legislativo Municipal podem entrar em contato na Escola do Legislativo "Antônio Carlos Danelon - Totó Danelon" - pelo 3403-7129.

Câmara Gilmar Rotta Pedro Kawai Wagner Oliveira Conheça o Legislativo

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas