
Na primeira reunião do ano, Câmara define composição das comissões
A exposição "Trilhos da História" integra a programação da Câmara em comemoração ao aniversário de 100 anos da estação, que marcou a história do município
Mostra é uma iniciativa do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB)
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499Até o dia 31 de agosto, estará disponível para visitação, no hall do Plenário “Francisco Antônio Coelho”, a exposição "Trilhos da História", que retrata o centenário da Estação da Paulista. O acervo conta com fotografias do local e também com a reprodução de documentos históricos referentes ao espaço. A mostra foi aberta nesta sexta-feira (29) e pode ser visitada, gratuitamente, no horário de expediente da Câmara Municipal de Piracicaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A exposição é uma iniciativa do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), com a curadoria de Giovanna Calabria e Rodrigo Alves, chefes, respectivamente, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e do Departamento de Comunicação Social da Câmara. O parlamentar foi o primeiro diretor da Estação da Paulista após o trabalho de restauração do prédio histórico. Ele agradeceu o trabalho desenvolvido pelos departamentos do Poder Legislativo.
“É uma alegria mostrar para a população a importância histórica da Estação da Paulista para a economia e para a logística de Piracicaba no passado e, hoje, para o lazer e a cultura da cidade”, destacou Kawai. “A Câmara é um acervo gigantesco de documentos históricos que têm que ser mostrados como fonte de conhecimento para a população”.
A mostra "Trilhos na História" reúne preciosidades como o ofício enviado em 23 de março de 1902 pela Câmara Municipal de Piracicaba à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tido como a primeira menção à construção do ramal que seria inaugurado 20 anos depois, em 29 de julho de 1922.
Acervo digital - A chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Giovanna Calabria, lembrou que o acervo também está disponível na versão digital da exposição, neste link. Através de um QR Code, os visitantes da mostra também terão acesso à coleção digital completa, com mais documentos referentes à estação. “Reunimos documentos desde o início das negociações com a Companhia Paulista para a implantação de uma estação ferroviária em Piracicaba, em 1902, até a inauguração oficial, 20 anos depois”, explicou. “A Estação da Paulista é um marco da história da cidade, que está até hoje na nossa arquitetura e na nossa memória”.
O chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, disse que a Câmara possui um acervo muito rico composto pela documentação histórica da estação e também de imagens do local. “Reunimos os profissionais de design, Saulo Macedo e Luciano Negreiros, e de fotografia, Davi Negri, e elaboramos o formato da exposição. E temos o resultado da mostra com o próprio acervo que a Câmara já possuía”, contou.
A exposição conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" e teve a participação de Marcelo Bongagna e Rui Kleiner. A pesquisa ficou por conta de Bruno Didoné de Oliveira, Dayane Cristina Soldan, Michele Santin Pecorari, Gabriel Tenório Venâncio, Brenno Rodrigo Monteiro, Vanusa Bugin e Juliana Ferreira da Silva. A programação especial da Câmara para celebrar o centenário da Estação, também inclui entrevista, roda de conversa e exibição de documentário.
Na primeira reunião do ano, Câmara define composição das comissões
Técnicos solucionam extravasamentos de esgoto no Nova Piracicaba
Vereador participa de reunião no CMDCA
Fumdeca recebe repasse da Prefeitura para 26 projetos sociais
Trânsito: Indicações querem sinalização perto de escola no Jd. Ipanema
Vereador solicita manutenção em galeria de água na Vila Monteiro
Moradores reclamam de mato alto em área de lazer no Eldorado/Cecap
Vereador acompanha início de obras em muro de unidade escolar
Vereador participa de evento realizado por operadora de saúde
Aprimoramento de projetos da Câmara repercute em Porto Feliz
Ato lembra Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Demandas do Jd. Brasília são atendidas após vereador solicitar
Tragédia na Boate Kiss, há 10 anos, fez Câmara endurecer leis locais
Vereador acompanha reforma da Escola Municipal Heitor Pompermayer
Vereador verifica demandas em visita à comunidade Renascer