EM PIRACICABA (SP) 29 DE JULHO DE 2022

Exposição retrata o centenário da Estação da Paulista

A exposição "Trilhos da História" integra a programação da Câmara em comemoração ao aniversário de 100 anos da estação, que marcou a história do município




Toque na imagem para aumentar

Mostra é uma iniciativa do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB)

Crédito: Davi Negri - MTB 20.499


Até o dia 31 de agosto, estará disponível para visitação, no hall do Plenário “Francisco Antônio Coelho”, a exposição "Trilhos da História", que retrata o centenário da Estação da Paulista. O acervo conta com fotografias do local e também com a reprodução de documentos históricos referentes ao espaço. A mostra foi aberta nesta sexta-feira (29) e pode ser visitada, gratuitamente, no horário de expediente da Câmara Municipal de Piracicaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A exposição é uma iniciativa do gabinete do vereador Pedro Kawai (PSDB), com a curadoria de Giovanna Calabria e Rodrigo Alves, chefes, respectivamente, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo e do Departamento de Comunicação Social da Câmara. O parlamentar foi o primeiro diretor da Estação da Paulista após o trabalho de restauração do prédio histórico. Ele agradeceu o trabalho desenvolvido pelos departamentos do Poder Legislativo.

“É uma alegria mostrar para a população a importância histórica da Estação da Paulista para a economia e para a logística de Piracicaba no passado e, hoje, para o lazer e a cultura da cidade”, destacou Kawai. “A Câmara é um acervo gigantesco de documentos históricos que têm que ser mostrados como fonte de conhecimento para a população”.

A mostra "Trilhos na História" reúne preciosidades como o ofício enviado em 23 de março de 1902 pela Câmara Municipal de Piracicaba à Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tido como a primeira menção à construção do ramal que seria inaugurado 20 anos depois, em 29 de julho de 1922.

Acervo digital - A chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, Giovanna Calabria, lembrou que o acervo também está disponível na versão digital da exposição, neste link. Através de um QR Code, os visitantes da mostra também terão acesso à coleção digital completa, com mais documentos referentes à estação. “Reunimos documentos desde o início das negociações com a Companhia Paulista para a implantação de uma estação ferroviária em Piracicaba, em 1902, até a inauguração oficial, 20 anos depois”, explicou. “A Estação da Paulista é um marco da história da cidade, que está até hoje na nossa arquitetura e na nossa memória”.

O chefe do Departamento de Comunicação Social, Rodrigo Alves, disse que a Câmara possui um acervo muito rico composto pela documentação histórica da estação e também de imagens do local. “Reunimos os profissionais de design, Saulo Macedo e Luciano Negreiros, e de fotografia, Davi Negri, e elaboramos o formato da exposição. E temos o resultado da mostra com o próprio acervo que a Câmara já possuía”, contou.

A exposição conta com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Teatro Municipal "Dr. Losso Netto" e teve a participação de Marcelo Bongagna e Rui Kleiner. A pesquisa ficou por conta de Bruno Didoné de Oliveira, Dayane Cristina Soldan, Michele Santin Pecorari, Gabriel Tenório Venâncio, Brenno Rodrigo Monteiro, Vanusa Bugin e Juliana Ferreira da Silva. A programação especial da Câmara para celebrar o centenário da Estação, também inclui entrevista, roda de conversa e exibição de documentário.

Cultura Documentação Pedro Kawai Exposição

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Aline Macário - MTB - 39.904
Revisão:  Aline Macário - MTB - 39.904

Notícias relacionadas