EM PIRACICABA (SP) 18 DE JANEIRO DE 2023

Falta de manutenção em via traz risco à população, aponta vereador

Em visita ao local, Acácio Godoy indicou a urgência de melhorias em avenida no Jardim Itapuã




Toque na imagem para aumentar

Trecho que conecta a rua Pedro Habechian à avenida Frei Francisco Antônio Perin registra grande fluxo de veículos nos horários de pico

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O trecho no Jardim Itapuã que conecta a rua Pedro Habechian à avenida Frei Francisco Antônio Perin registra grande fluxo de veículos nos horários de pico, o que causa congestionamentos no local. Por esse motivo, o vereador Acácio Godoy (PP) encaminhou a indicação 828/2021, solicitando a duplicação da rua Pedro Habechian em toda a sua extensão.

Em visita ao local, na manhã desta quarta-feira (18), Acácio Godoy apontou a necessidade de que cada via da rua, que é dividida pelo córrego do enxofre, tenha mão única. “Na nossa indicação a gente pede que um lado do córrego funcione no sentido centro-bairro e o outro no sentido oposto, de maneira que nunca um carro vai encontrar com outro vindo na direção oposta”, explicou.

Godoy relata que, por causa da via de mão dupla e do grande fluxo de veículos, diversos acidentes foram registrados no local. “Nós tivemos veículos que invadiram o passeio e atingiram o portão das residências, tivemos capotamentos e até o incêndio de um veículo”, disse.

Ele informou que já visitou o local acompanhado de membros do Executivo e todos estão cientes da situação: “Trouxemos o secretário de meio ambiente, o secretário de governo, o secretário de obras e técnicos da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes).  

No final da rua Pedro Habechian, Acácio Godoy verificou a situação da praça que motivou a indicação 1469/2021. “O local está totalmente abandonado e tomado por mato, as pessoas se deparam com esse abandono e começam a descartar lixo, entulho e móveis aqui”, lamentou o vereador. Segundo ele, a indicação de 2021 pede não só a limpeza, como a manutenção e a pintura dos brinquedos do parquinho infantil. “Hoje vemos que a zeladoria dos próprios municipais está deixando a desejar”, concluiu.

DUPLICAÇÃO – O vereador também solicitou a ampliação ou duplicação da avenida Av. Frei Francisco Antônio Perin, continuação da rua Pedro Habechian. Ele relata que a avenida conecta as comunidades de Itapuã, Vila Cristina e Tatuapé com os bairros Novo Horizonte, Santa Fé, Kobayat Líbano e São Jorge, no entanto, nos últimos 30 anos não houve nenhum tipo de melhoria na via.

“Essa avenida é a mesma desde quando ligava Itapuã ao Novo Horizonte. Em três décadas a população dessas regiões aumentou cerca de 10 vezes e a avenida de acesso segue sem modificações”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, por ser uma via arterial que conecta várias regiões, a avenida Frei Francisco Antônio Perin é muito utilizada e o fluxo de veículos justifica a duplicação. “Estamos pedindo duplicação desse trecho ou alargamento da via já que há a possibilidade de ocupar uma área maior da avenida no sentido centro-bairro. Nós temos, do lado esquerdo, terreno para ampliar a via de acesso”, disse.

Na indicação 569/2022, o vereador solicitou o recapeamento de toda a extensão da Frei Francisco Antônio Perin até a rua Pedro Habechian. Na justificativa da indicação, Acácio Godoy relata que o asfalto está todo danificado, colocando em risco as pessoas que transitam pelo local. Ele também apontou a necessidade de fazer o escoamento da água da chuva que fica parada no meio do asfalto.

Na visita da manhã desta quarta-feira, foi verificado que a água do córrego que deságua no córrego do Enxofre extravasa após fortes chuvas, passa por cima da via, causando uma forte erosão na base do calçamento. “Torna-se um perigo para o pedestre, para o ciclista que vai utilizar essa via aqui que está começando a ceder”, apontou o vereador. Segundo ele, três das quatro calhas que deveriam dar vazão para o córrego do Enxofre estão entupidas com sujeira, terra e galhos.

Já no trecho final da avenida, foi constatado que o extravasamento do córrego do enxofre está destruindo a calçada e impossibilitando a passagem de pedestres. “Aqui é outro ponto de entroncamento onde a avenida vai dar acesso a diversas comunidades bem povoadas. A via para os pedestres tem pontos de erosão, as placas de indicação estão tomadas pelo mato e a avenida tem buraco em diversos trechos”, denunciou.

 

Infraestrutura Urbana Acácio Godoy

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas