EM PIRACICABA (SP) 24 DE ABRIL DE 2014

Kawai participa da abertura da campanha de vacinação contra a gripe

Campanha pretende imunizar 63,3 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo; "Dia D" será neste sábado, com vacinação em 40 postos fixos e 18 volantes.




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou, na tarde desta quarta-feira (23), no Lar Betel, da abertura oficial da campanha de vacinação contra a gripe 2014, que pretende imunizar 63,3 mil pessoas, o que corresponde a 80% do público-alvo.

Durante a abertura, o secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, informou que, além dos idosos (acima de 60 anos), devem ser imunizadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, indígenas e a população do sistema prisional. Segundo a Vigilância Epidemiológica, 79,2 mil pessoas integram o público-alvo da campanha em Piracicaba.

O secretário lembrou ainda que o "Dia D" de vacinação contra a gripe será neste sábado (26). A vacina é trivalente, já que imuniza contra diferentes subtipos do vírus influenza e tem aplicação intramuscular. A aplicação é contraindicada em casos de reação anafilática em doses anteriores, reação anafilática após ingestão de ovo ou reação a qualquer tipo de componente da vacina.

Para casos de doenças agudas febris graves, a vacina deve ser adiada. A aplicação pode ser feita simultaneamente a outro tipo de vacina do Programa Nacional de Imunizações ou à administração de qualquer medicamento. A vacina não causa gripe. Segundo o Datafolha, apenas 4% dos vacinados relataram algum tipo de reação, como febre, cefaleia e mialgia com início até 48 horas após a aplicação e duração de um a dois dias.

ONDE SE VACINAR - De segunda a sexta-feira, as vacinas serão aplicadas em 65 postos fixos nas unidades da Rede Municipal de Atenção Básica (Crab, UBS e PSF), na Esalq e em um posto volante que irá funcionar das 7h30 às 11h no Terminal Central de Integração. No sábado (26), "Dia D", o município disponibilizará 40 postos fixos e 18 volantes, envolvendo 250 profissionais da Saúde.

A campanha rural está programada para 3 de maio, com 5 postos fixos e 46 postos volantes. No mesmo dia, haverá 11 postos volantes na zona urbana. A Saúde disponibilizará 23 equipes de vacinação, envolvendo 120 profissionais.

Já a vacinação de acamados e nas instituições será realizada nos dois próximos domingos (27 de abril e 4 de maio), com um total de 16 equipes volantes e 55 profissionais envolvidos. A Secretaria de Saúde pede que os cuidadores entrem em contato com a unidade de saúde de referência e informe nome, data de nascimento, endereço e telefone da pessoa a ser vacinada.

Algumas equipes volantes serão montadas aos domingos para vacinação em igrejas e festividades, como na Festa das Nações, na Associação dos Aposentados e no Clube da Lady.

Saúde Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas