
Tema de indicação, pátio de escola no Jd. Alvorada recebe cobertura
“O mundo colorido”, criado após a visita de Pedro Kawai, onde os alunos ficaram impactados com o aparato técnico da reportagem de TV e resolveram criar o próprio jornal
Lançamento de livro descortina universo infantil e enaltece vereador
Crédito: Assessoria parlamentarNo dia 29 de novembro de 2022 aconteceu o lançamento do livro “O mundo colorido”, em evento nas dependências da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Nair Libardi, localizada no bairro Jardim Boa Esperança, que contou com a presença de familiares e convidados, iniciando pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), Euclidia Fioravante, titular da Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e o diretor do Projeto Social em Dança, Rafael de Paula, com sua aluna Ana Julia.
O diretor desta unidade escolar, Willian Barbato abriu o evento falando que a palavra infância vem do latim, "infans: o que não fala". Também relatou que as crianças que escreveram essas histórias não conhecem o significado dessa palavra, mas vivem plenamente suas infâncias no quintal da escola, de suas casas e até mesmo ocupando os espaços públicos no qual habitam. "A escuta é um bom começo, precisamos ser bons ouvintes, no nosso cotidiano, com as crianças, ouvindo e acreditando na voz delas, essas histórias são possíveis de serem escritas", diz.
Para Barbato, sem voz não há descoberta, imaginação, aventura, emoção, alegria e poesia. "As palavras se conectam, como fios, que aos poucos vão dando sentido à imaginação, ligando uns aos outros, tornando algo invisível no visível, que aos poucos, nos lábios das crianças, sabidas, apaixonadas, criativas, vão brotando imagens e fantasias, nos convidando a adentrarmos em seu mundo".
"Encerro minhas poucas palavras citando uma escrita de Octavio Paz, que diz assim: 'em lábios de crianças, loucos, sábios, apaixonados ou solitários, brotam imagens, jogos de palavras, expressões surgidas do nada'. Feitas de matéria inflamável, as palavras se incendeiam, assim que roçam a imaginação e a fantasia."
A consideração é que com tudo isso, a professora Ana Lúcia foi muito sabida e ouviu as crianças, iniciando um percurso para a criação do livro. O projeto do livro "O mundo colorido" foi criado através da visita do vereador Pedro Kawai à escola. No dia 29/04/2022, a comunidade escolar recebeu a visita do parlamentar, para conhecer a unidade, e diante dos aparelhos tecnológicos (filmadora, câmera fotográfica e microfone) as crianças ficaram encantadas e começaram a fazer perguntas como: onde que passaria a filmagem?, como que é escrever uma notícia?, se seria difícil escrever sobre as experiências realizadas na escola?".
Diante desses argumentos e dúvidas, as crianças propuseram a criação de um jornal para divulgar os acontecimentos na escola, com eles (jardim II) e com as outras crianças ou funcionários da escola. Assim, o primeiro entrevistado foi o gestor Willian, a professora Tania, as merendeiras, a comunidade, a policial Querubino e a professora da sala de referência, mas as crianças queriam mais e começaram a contar/narrar histórias vivenciadas por elas, através de desenhos, criando histórias imaginárias, criativas e histórias do cotidiano.
Após as histórias/narrativas contadas, as crianças juntamente com seus desenhos feitos, realizaram a escrita da forma como foi contada por elas, com as suas singularidades, pensando que essas histórias/narrativas são de forma convidativa ao leitor. Depois das histórias/narrativas prontas, elas precisavam receber um título que representasse o universo dos personagens presentes nelas, eis que Kettylin sugere que o livro tivesse o nome de “O mundo colorido”, pois é assim que as crianças veem o mundo na qual estão inseridas.
"Esse é somente o começo de muitas histórias/narrativas que virão, mas o primeiro passo já foi dado", concluiu os professores e demais pessoas que atuaram no respaldo em dar vida a este projeto dos alunos neste universo escolar.
"Eu fiquei superfeliz quando recebi o convite para o lançamento do livro das crianças “O mundo colorido”. Fiquei ainda mais surpreso ao descobrir que elas me consideraram um incentivo. Esses momentos confirmam que estou no caminho certo, trabalhando pelas melhorias na educação com foco nas redes de aprendizagem e nos professores", comentou o vereador Pedro Kawai.
Leia mais:
Pedagogia da escuta e protagonismo estudantil se destacam no município
Tema de indicação, pátio de escola no Jd. Alvorada recebe cobertura
Buracos ao longo da rua Ipiranga colocam em risco a região central
Quadras de escolas municipais são cobertas em obras do Executivo
Indicação pede corte de mato alto próximo a escola no Piracicamirim
Operação tapa-buracos é solicitada em rua no Nova Piracicaba
Operação tapa-buracos é solicitada em rua na Vila Monteiro
Vereador pede reconstrução de muro de ginásio no Piracicamirim
Demandas de moradores do Jd. Brasília são encaminhadas ao Executivo
Indicação solicita guard rail em marginal da rodovia SP-127
Moradores do Alto da Pompéia reclamam de má conservação de via pública
Taquaral: vereador pede substituição de lâmpadas queimadas em avenida
Desnivelamento em asfalto de rua no Jaraguá é apontado em indicação
Executivo atende pedidos de vereador para a Praça do Parafuso
Em indicação, vereador pede reparos asfálticos no Nova Piracicaba
Indicação encaminha ao Executivo demanda do bairro Vila Rezende