EM PIRACICABA (SP) 22 DE OUTUBRO DE 2013

Luciano Almeida, presidente da Investe SP, recebe homenagem da Câmara

Outorgada a personalidades que se destacam pela contribuição dada à cidade ou ao Estado, Medalha de Mérito Legislativo foi entregue pela vereadora Márcia Pacheco.




Toque na imagem para aumentar

Luciano Almeida, sua esposa, Andrea, Márcia Pacheco e seu marido, Sérgio Pacheco

Crédito: Andrey Moral


Uma das principais cabeças por trás dos investimentos que Piracicaba e região receberam nos últimos anos, Luciano Santos Tavares de Almeida foi reconhecido pela Câmara com a Medalha de Mérito Legislativo, outorgada a personalidades que se destacam pela contribuição dada à cidade ou ao Estado. A homenagem foi entregue pela autora da iniciativa, a vereadora Márcia Pacheco (PSDB), em reunião solene realizada na noite desta terça-feira (22).

Luciano Almeida é desde 2011 presidente da Investe São Paulo, agência criada pelo governo paulista com o intuito de atrair investimentos para o Estado e aumentar a competitividade da economia local, promovendo a geração de empregos, renda e inovação tecnológica. Antes disso, ele havia sido secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo entre 2008 e abril de 2010 e titular da mesma pasta de maio a dezembro de 2010.

O êxito obtido na gestão pública fez Luciano Almeida tornar-se peça-chave de duas das maiores conquistas recentes para a economia da região: a vinda das montadoras Hyundai e Mercedes-Benz respectivamente para Piracicaba e Iracemápolis. No entanto, para o presidente da Investe São Paulo, tais ações, na administração pública, devem ser encaradas como o cumprimento de uma obrigação, e não usadas como propaganda de que se está fazendo algo.

"Hoje, infelizmente, há uma inversão desses valores: tendemos a achar que é o setor público quem manda na sociedade, quando ele deveria lhe ser um prestador de serviços. Com isso, ele acaba tendo um poder sobre a sociedade, tomando atitudes que nem sempre são as melhores para ela."

Luciano Almeida também criticou a predominância, no país, do Executivo sobre os poderes Legislativo e Judiciário. "Hoje, a sociedade brasileira passa por um problema muito grande, que é a relação entre os poderes. Na prática, temos só um poder, o Executivo, com o Legislativo e o Judiciário como reféns dele. Isso faz a democracia brasileira ser uma ditadura travestida de democracia, porque não há equilíbrio entre os três poderes."

Ele propôs, então, "um desafio" à Câmara de Piracicaba, de tomar "a iniciativa para mudar essa história, resgatando a confiança das pessoas no Legislativo" por meio de um projeto de longo prazo para a cidade, com o qual ele se dispôs a colaborar assim que deixar a Investe São Paulo, no final de 2014.

"Pensem num planejamento estratégico, para o município, de 20, 30, 40 anos. Nós nunca vamos resolver os problemas da sociedade em quatro anos. Temos de exigir que o Executivo passe a cumprir o que vocês ordenarem e, com isso, talvez, comecemos a mudar esse modelo e dar o exemplo de como administrar esse país. Assumo o compromisso de voltar [a Piracicaba] para ajudar a pensar nisso como uma verdadeira mudança de paradigma."

HOMENAGEM - Autora da solenidade, Márcia Pacheco contou que ela e o marido, Sérgio Pacheco (vice-prefeito de Piracicaba entre 2005 e 2012), tomaram a decisão de homenagear Luciano Almeida quatro anos atrás. "Em 2009, tivemos a ideia de outorgar ao Luciano essa medalha, quando ele ainda era secretário-adjunto [de Desenvolvimento Econômico no Estado]. Já tínhamos por ele uma grande admiração e sabíamos aonde poderia chegar."

Em sua fala, a vereadora recordou a trajetória do gestor na iniciativa privada e no setor público e comentou sua emoção ao conceder-lhe a homenagem, já que este é seu último mandato na Câmara. "É com imensa satisfação que tenho a oportunidade de lhe entregar essa medalha em nome do povo de Piracicaba; não teria outra legislatura para fazer essa entrega."

A importância de Luciano Almeida para Piracicaba e o Estado de São Paulo também foi enfatizada em depoimentos de autoridades políticas exibidos durante a reunião solene desta terça-feira.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), teceu uma série de elogios ao integrante de sua equipe. "Luciano Almeida se empenhou para que Piracicaba recebesse a Hyundai, a primeira unidade na América Latina, e outras montadoras. Ele é craque, que sua a camisa para trazer desenvolvimento a São Paulo", disse Alckmin.

O governador ressaltou a importância de ter o gestor à frente da Investe São Paulo, uma vez que o Estado atraiu, só no ano passado, cerca de R$ 60 bilhões em investimentos. A agência, ressaltou Alckmin, possui "grande importância estratégia". "Ela é a porta de entrada para a instalação de novas empresas no Estado e para o fortalecimento das já instaladas."

Alberto Goldman, que comandou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico quando Luciano Almeida era secretário-adjunto, disse orgulhar-se de ter o gestor como amigo. "É uma pessoa excepcional, de alta capacidade de trabalho e nível intelectual elevado, que nos honrou muito com seu trabalho", afirmou o atual vice-presidente do PSDB.

O presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), observou que a homenagem prestada pelo Legislativo "tem muito a ver com o caráter e o trabalho" de Luciano Almeida pela cidade. "Vou citar somente dois fatos que já justificariam todo o respeito que temos por você: a vinda da Hyundai para Piracicaba e da Mercedes-Benz para Iracemápolis. Isso mostra seu comprometimento e sua preocupação com a cidade e a região."

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tarcisio Angelo Mascarim lembrou a participação de Luciano Almeida na criação, em 1990, do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba). O atual presidente da Investe São Paulo foi o primeiro comandante do sindicato patronal, hoje dirigido por Mascarim e com 240 empresas associadas.

Além de receber a Medalha de Mérito Legislativo, Luciano Almeida também foi homenageado pelo vereador Pedro Cruz (PSDB), pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), pelo Ciesp Piracicaba, pelo Simespi e por sua filha, Beatriz. Também prestigiaram a reunião solene os vereadores Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), e Pedro Kawai (PSDB).

Márcia Pacheco Homenagem

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas