EM PIRACICABA (SP) 25 DE OUTUBRO DE 2021

Moradores do Nova Vila Nova buscam regularização e melhorias

Em reunião com associação e moradores, presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), busca soluções para demandas como transporte e iluminação, entre outros




Toque na imagem para aumentar

Presidente da Câmara, Gilmar Rotta (Cidadania), em reunião com moradores do Vila Nova

Crédito: Assessoria parlamentar


O loteamento Nova Vila Nova, localizado na zona rural da região Norte da cidade, é uma das comunidades que integram a lista de loteamentos ainda não regularizados da prefeitura. No entanto, suas características as difere de outros, pois, desde a sua criação, a preocupação dos loteadores foi a de executar um projeto que tivesse como padrões todas as características de um loteamento urbano, facilitando sua regularização.

Esta diferenciação, informada pelo presidente da associação de moradores do bairro, Donizete Roberto, poderá ajudar, segundo o presidente da Câmara, vereador Gilmar Rotta (Cidadania), para o levantamento da documentação necessária para o processo de regularização junto à prefeitura.

Em encontro neste sábado (23), organizada pelo morador André Mendes, Gilmar Rotta, quis conhecer detalhes de toda a tramitação do processo para poder compreender as dificuldades para o andamento da regularização e intermediar junto ao Executivo soluções que possibilitem que o novo bairro receba maior atenção do poder público.

No entanto, Rotta indicou também a possibilidade de, desde já, buscar algumas soluções mais urgentes, como o caso do transporte público, que hoje não passa pelo local. “Os moradores têm que caminhar um quilômetro até a pista (Piracicaba-Rio Claro), atravessá-la para ter acesso a linha de ônibus que atende o bairro Rural de Tanquinho, correndo riscos e passando pelo desconforto de andarem a pé na poeira e lama”, verificou o vereador.

Há ainda uma segunda linha que atende um bairro próximo ao Nova Vila Nova e que, segundo os moradores, poderia alcançar o loteamento. Rotta orientou que a associação realize junto aos moradores uma pesquisa para identificar quais os horários que atenderia a demanda do maior número de pessoas possível para que, junto a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), ele requeira um estudo de viabilidade de extensão de uma das linhas que passam pela região. “É importante que a demanda seja conhecida para que o poder público tenha elementos para viabilizar o transporte”, informou.

Donizete Roberto reforçou que toda a comunidade do bairro está ciente dos critérios para regularização da área, mas que todos sempre tiveram a consciência de arcar com despesas coletivas, como instalação de postes, por exemplo, já dentro do padrão exigido pelas concessionárias. “Quando a regularização for finalizada, todo o sistema a ser doado a prefeitura e concessionárias estará no padrão exigido”, explicou.

Gilmar Rotta destacou a organização da comunidade, atenta às legislações e ativa no sentido de buscar soluções para adequar todo o bairro. “Esta organização é fundamental para sinalizar aos órgãos competentes a boa vontade do bairro em deixar tudo de acordo com as leis. Em contrapartida, o quanto antes for possível, a comunidade terá de retorno do poder público, o complemento da infraestrutura necessária para qualidade de vida de todos”, finalizou.

Infraestrutura Urbana Gilmar Rotta

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas