EM PIRACICABA (SP) 11 DE ABRIL DE 2024

Moradores do Vila Belém sofrem com falta de água e infraestrutura

Vereador Paraná visitou o local para verificar as demandas do bairro




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Sofrendo com a falta de água há mais de três dias, os moradores do bairro Vila Belém também padecem da falta de segurança, de serviços básicos de zeladoria urbana e da ausência de áreas de lazer. O vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (PSD) visitou o local na manhã desta quinta-feira (11) para ouvir as reivindicações dos moradores.

“Aqui eles estão precisando de recapeamento nas vias, que faz muitos anos que não é feita a manutenção aqui. Essa falta de água não é apenas dessa vez. A água vem, o abastecimento fica normal e depois some a água novamente”, relatou o vereador.

O trabalhador autônomo Gustavo Malagueta explicou que o problema de falta d’água dura há cerca de dois anos, e é causado pelo rompimento frequente do encanamento que abastece a caixa d'água do bairro. “Com o tráfego de caminhões, máquinas movimentando a estrada, chuvas, acaba que o cano fica exposto e aí, pelo menos a cada 30 dias, 60 dias no máximo, tem rompimento do encanamento”, afirmou.

O morador relata que o Semae demora para atender o problema e a solução não é definitiva, e pede para a autarquia realizar um trabalho preventivo para evitar os rompimentos frequentes do encanamento para a situação ser resolvida definitivamente.

Transporte e iluminação - Os moradores também relataram problemas com transporte público. Segundo eles, o ônibus da linha Vila Olímpia não entra no bairro em todos os horários e, quando passa em outros horários, fora do bairro, o ponto fica em um local perigoso e sem iluminação.

O oficial de manutenção Luis Fabiano de Campos reclamou que em diversos pontos do bairro a iluminação “acende e apaga” e a CPFL demora muito para resolver o problema. “Então a gente está brigando várias e várias vezes, vai brigando com eles para poder resolver, mas resolvem da maneira deles, o que eles querem”, afirmou. Ele atribui à falta de podas das árvores como principal motivo dos problemas de iluminação, já que qualquer chuva forte ou ventania derruba troncos.

Segurança – A falta de policiamento ostensivo no bairro, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Ambiental é outra reclamação dos moradores.

Segundo o motorista de ônibus rodoviário Danilo Belísio Cordeiro Cherquiaro, a falta de policiamento é um problema sério no bairro, especialmente à noite. “Quando eu saio de madrugada para trabalhar, tenho que olhar bem, coloquei uma câmera e tem mais pessoas que vão colocar câmeras devido à nossa segurança, porque está meio complicado para sair de madrugada ou qualquer outro horário que seja”, afirmou.

Asfalto e recapeamento - As ruas Valdomiro Perissinoto e Guilhermina Hauffembaecher nunca foram asfaltadas. Os moradores relatam que a prefeitura fez a pavimentação na década de 90, mas essas duas ruas ficaram de fora.

“As pessoas que moram nessas ruas pagam IPTU devidamente, mas não tem o asfalto. E aí o que acontece? Quando chove, essa sujeira desce tudo para o bairro, porque são ruas de acesso, os veículos passam ali para entrar no bairro e trazem toda a sujeira”, detalhou o morador Gustavo Malagueta.

O vereador Paraná concluiu que a população da Vila Belém e também da Vila Breda está sofrendo muito com a falta de infraestrutura e serviços básicos e se comprometeu a levar as demandas dos moradores às autoridades competentes e buscar soluções para os problemas.

Infraestrutura Urbana Valdir Marques

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas