
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Primeira edição do Achados do Arquivo de 2025 destaca relatos contidos no documento que registra os primeiros anos da povoação piracicabana
Bilhete postal denominado “Piracicaba – Rua do Porto” que foi depositado na Cápsula do Tempo da Escola Sud Mennucci, em 1922, e que foi aberta em Setembro de 2022.
Crédito: Arquivo Histórico da CâmaraEm uma encadernação em tons terrosos, com folhas já amareladas pela ação do tempo, estão os documentos mais antigos preservados pela Câmara Municipal. E logo na página de abertura se tem um deslumbre de seu conteúdo:
“Memória do Estabelecimento da nova povoação de Piracicaba junto a margem dalém do Rio de mesmo nome e da sua mudança e de edificação para á parte daquém do dito rio.”
Escritos em 1784 e assinados por importantes personalidades, como o próprio povoador, Antônio Correa Barbosa, são os destaques da série Achados do Arquivo, que retorna nesta semana para início à temporada de 2025.
Estes documentos são os registros das memórias dos primeiros 17 anos da povoação piracicabana contadas, romantizadas e eternizadas em uma bela caligrafia, que se inicia com os dizeres:
“A Povoação de Piracicaba tem este nome do Rio denominado Piracicaba, que rega o seu terreno e Piracicaba é um nome gentílico, que no idioma português significa peixe que chega ou lugar aonde chega o peixe, e na verdade em o salto deste Rio há cada ano abundancia de peixe, que sobe a sua corrente. Têm a sua origem de dois caudalosos Ribeiros Jaguarí e Atibaia e a sua barra em o Rio chamado Anhembi ou Tiete, e sendo menor do que este, no fluxo das águas, o iguala na Latitude. É de agradável vista, de boa navegação, mui saudável e o seu terreno a legre, fértil, cheio de salsaparrilha excelente para todo o gênero de cultivo. Conhecendo por informações estas estimáveis qualidades o Ilustríssimo e Excelentíssimo D. Luís Antônio de Souza Botelho e Mourão Governador e Capitão Geral desta Capitania de São Paulo, no tempo em que a mui respeitável Coroa de Portugal cingia a Augusta Cabeça do Grande Rei o Senhor D. José o primeiro que Deus haja, determinou fundar Povoação neste terreno. Por provisão de vinte e quatro de julho do ano de mil e setecentos e sessenta e seis. Constitui-o Diretor e Povoação dela a Antônio Correa Barboza, natural da Villa de Itu. Em primeiro dia do mês de agosto do ano de mil e setecentos e sessenta e sete fundou-se este a Povoação. Com a administrados vadios, dispersos e vagabundos, que mandou congregar aquele Excelentíssimo Governador. Na margem do referido Rio da parte dalém edificou a sua habitação e dos seus subordinados. Alguns indivíduos de melhor condição concorrerão para este lugar, convidados da sua fertilidade e crescendo o povo foi promovido à Capitão deste o dito Diretor e Povoador por Patente do mesmo Excelentíssimo Capitão General datada em onze de dezembro do ano de mil setecentos setenta e hum”
Os relatos dos primeiros anos da povoação continuam culminando na mudança e na delimitação da nova Piracicaba, agora estabelecida da margem esquerda do Rio.
Como todo documento histórico, deve ser lido tendo em vista seu contexto e suas intenções. Não é um relato preciso do estabelecimento da povoação piracicabana, com todas as suas nuanças e pormenores. É uma memória, e como toda memória, composta de romantismo, nostalgias e esquecimentos. Uma memória registrada há mais de 240 anos, que preserva no papel as lembranças do início de tudo.
ACHADOS DO ARQUIVO - A série "Achados do Arquivo" se pauta na publicação de documentos do acervo do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo, ligado ao Departamento Administrativo. A iniciativa do Setor de Documentação em parceria com o Departamento de Comunicação Social, com publicações no site da Câmara às sextas-feiras, visa tornar acessíveis ao público as informações do acervo da Casa de Leis.
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Desbravadores e Aventureiros serão homenageados em solenidade
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Reunião solene celebra a 40ª edição da Festa das Nações
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria
Vereador solicita informações sobre melhorias no bairro Vila Rezende