
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
“Somos seres relacionais. Entender os relacionamentos humanos e os problemas comuns é um desafio", ressalta a psicóloga Naara Bráis em palestra na Escola do Legislativo
Palestra foi conduzida pela mestra em psicologia Naara Gonçalves Alho Bráis
O tema "Relacionamento conjugal: compreendendo problemas comuns e como atingir a boa convivência" foi tema de palestra, nesta segunda-feira (13), conduzida pela psicóloga Naara Gonçalves Alho Bráis, mestra em psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento, realizado de forma on-line, foi promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba.
Durante a palestra, que em sua abertura contou com a participação do diretor da Escola, vereador Pedro Kawai (PSDB), a psicóloga abordou temas como a igualdade em direitos e deveres em uma relação, os desafios conjugais em diversos níveis, a dinâmica e os problemas comuns entre duas pessoas diferente, bem como as habilidades necessárias à superação de obstáculos.
Naara salientou que, durante a convivência, "diferenças vão aparecer", mas que isso não necessariamente é algo ruim, já que a existência de pontos de vista diferentes pode ser algo importante "para o próprio desenvolvimentos e maturidade do relacionamento", disse a psicóloga.
Ela ainda destacou que a qualidade dos relacionamentos é algo que traz reverberações e impactos para muito além da vida daqueles que os vivenciam diretamente, já que trazem também reflexos para a sociedade como um todo: "uma família que passa por defasagem também promove problemas sociais e interfere na vida dos outros", ressaltou a especialista.
Desafios - Segundo Naara, os desafios nos relacionamentos possuem um gradiente que vai do leve ao grave, e que precisam ser entendidos, analisados e caracterizados pelo casal: "o nível grave é quando o casal já percebeu que continuar juntos não é a melhor opção, e que manter a relação não é algo benéfico. A situação começa a gerar desafeto e desinteresse total", explicou a psicóloga que, na sequência falou que "nesses casos, o divórcio acontece", e na apresentou dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que evidenciam um aumento nas separações.
Em 2021, por exemplo, foram registrados aproximadamente 386 mil divórcios, o que representa um volume 16,8% maior em relação ao ano anterior. Por outro lado, os dados, de acordo com a especialista, também apontam que houve um crescimento no número de casamentos.
De acordo com a palestrante - que reforçou a importância dos cônjuges terem direitos e deveres iguais para um relacionamento saudável -, os problemas financeiros vivenciados por um casal podem ser também fontes de conflitos, desconfianças, inseguranças, incertezas: "muitas vezes uma das partes não sabe quanta a outra ganha ou como gasta o dinheiro". Essa, segundo ela, é uma uma queixa recorrente em seu consultório e, nesses casos, a orientação é o diálogo entre as partes.
Há ainda outros desafios, como os trazidos pela parentalidade, que se não discutidos e abordados, podem dificultar a conexão entre o casal: "é como se houvesse fragmentações dentro da relação, não se consegue mais decifrar o outro”.
Afetos - Ter empatia e compreender o posicionamento do outro, manter a comunicação e se expressar emocionalmente, segundo a palestrante, são habilidades indispensáveis que precisam ser cultivadas pelos casais.
"As pessoas têm grandes dificuldades em expressar afeto, algo que todo mundo gosta de receber mas [que muitas vezes] têm dificuldade de expressar", falou a psicóloga, que ainda frisou a necessidade do esforço afetivo dos cônjuges para o desenvolvimento de estratégias adequadas voltadas à manutenção de relações satisfatórias.
"Se relacionar é um desafio, e é importante ter consciência [dele], pois envolve muito comprometimento, investimento e desprendimento", finalizou Naara.
A palestra completa pode ser revista no vídeo localizado no início desta matéria ou no canal do YouTube da Escola do Legislativo.
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Indicação solicita retirada de lixo em entorno de escola estadual
Vereador solicita reparo em asfalto afundado no Jardim Bartira
Escola do Legislativo promove palestra sobre a campanha Maio Amarelo
Vereador solicita melhorias para o centro de lazer do Jardim Abaeté
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereador solicita operação tapa-buracos na Rua Pistoia, no Bairro Verde
Moradores pedem manutenção em poste no bairro Nova Piracicaba
Moradores relatam acúmulo de lixo e galhos em trecho da rua Dr. Paulo de Moraes
Vereador solicita limpeza e retirada de entulho na Paulista
Vereador solicita repintura de vaga de carga e descarga na rua Boa Morte
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Escola do Legislativo: palestra apresenta noções sobre orçamento público
Vereador solicita manutenção da praça Takaki