EM PIRACICABA (SP) 10 DE ABRIL DE 2024

Palestra aborda novas habilidades e liderança por meio da neurociência

Assumir responsabilidades e descobrir potencial de pessoas e situações foram assuntos abordados pelo palestrante Evandro Mangueira em evento da Escola do Legislativo




Toque na imagem para aumentar

O palestrante Evandro Mangueira

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Piracicaba, em parceria com a EPP/Fumep (Escola de Engenharia de Piracicaba, da Fundação Municipal de Ensino), realizou em formato híbrido, na tarde desta terça-feira (9), a palestra "Desenvolvendo habilidades e liderança", ministrada por Evandro Mangueira, mentor de empreendedorismo e graduado em gestão financeira e administração.

A atividade, direcionada a pessoas com desejo de crescer profissionalmente em busca de outros conhecimentos, abordou as possibilidades e maneiras para desenvolver novas habilidades, de acordo com estudos apresentados pela neurociência (estudo científico do sistema nervoso, suas funcionalidades e análise comportamental das emoções humanas).

O vereador Pedro Kawai (PSDB), também diretor da Escola do Legislativo, fez a abertura do evento e agradeceu a presença dos participantes. "A Escola luta para trazer participação popular, construir e debater políticas públicas, além de trazer capacitações importantes para o nosso dia a dia", disse o parlamentar.

Evandro, ao iniciar a palestra, destacou que liderança não é um conceito somente empresarial, mas "vale para todos os campos da vida", e afirmou que, "para se ter liderança, é preciso desenvolver novas habilidades". Dentro desse conceito, ele disse que uma pessoa, em qualquer ambiente, consegue ter uma boa liderança a partir do momento em que se coloca como líder e, automaticamente, desenvolve novas habilidades, o que auxilia muito a vivência.

Já especificamente no campo profissional, Evandro disse que qualquer pessoa dotada de liderança tem espaço na área, pois tal papel é voltado a "profissionais de alto desempenho que adquirem habilidades provindas de conhecimento".

O palestrante salientou ser amplo o campo do conhecimento e buscá-lo requer "aprender, desaprender e aprender novamente". "O erro do conhecimento é aprender e levar para o túmulo, mas o conhecimento dobra todos os dias. Quem não desaprende fica para trás", completou Evandro.

O palestrante citou Michel Desmurget, pesquisador e escritor francês especializado em neurociência cognitiva, para quem futuramente o mundo terá "cretinos digitais", ou seja, pessoas sem conhecimentos, e a inteligência será reduzida, devido à geração atual passar muito tempo diante das telas. "Pela primeira vez na história, a média do QI dos jovens será menor que o QI dos pais. Em média, a população terá um QI mais reduzido", apontou Evandro.

Cérebro, inteligência e mente - Evandro explicou que o sistema nervoso tem a função de movimentos complexos e adaptáveis, o que faz o ser humano construir tudo o que vê. "Tudo o que existe foi pensado por alguém." Ele detalhou a divisão do cérebro humano em três partes: o complexo reptiliano (responsável pelos instintos), o sistema límbico (emoções) e o neocórtex (lógica e raciocínio).

De acordo com o palestrante, "inteligência infinita" é a soma da imaginação sintética (experiência acumulada) com a imaginação criativa (soma do aprendizado durante a vida). As inteligências humanas, então, são divididas em nove etapas: lógica, linguística, espacial, corporal, interpessoal, intrapessoal, musical, naturalista e existencial.

As decisões humanas, segundo Evandro, são tomadas pelo sistema límbico, responsável por "sequestrar" a parte emocional. "A consciência é aquilo que quando dormimos perdemos, quando acordamos retomamos; é um estado em que o ser humano percebe a própria existência", afirmou.

Ao oscilar durante a vida, o comportamento humano, continuou o palestrante, é dividido conforme as quatro fases da mente: M1 (pessoa que chora e lamenta diante dos fatos apresentados e que não enxerga a vida de forma adulta); M2 (insegura, há contrição em exercer algo sozinha); M3 (o ser desafiador) e M4 (entrega os resultados ao que lhe foi destinado). Por meio dessa análise, o líder de uma empresa, por exemplo, avalia o comportamento e a personalidade das pessoas dentro de uma instituição, que o levarão a definir a equipe comandada.

Ao final da palestra, Evandro explicou detalhadamente sobre o perfil comportamental de pessoas, que engloba temperamento e que, somado a caráter, forma a personalidade humana e compõe hábitos e habilidades amparados em gatilhos, rotina e recompensa. Ele explicou, ainda, sobre como agem os hormônios dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina, e como aprender a lidar com pessoas difíceis e ter feedback.

Escola do Legislativo

Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas