EM PIRACICABA (SP) 19 DE ABRIL DE 2022

Parlamentar apoia a campanha “Chega de Silêncio” de hospitais

Vereadora Ana Pavão (PL) destaca que o movimento pede a atualização da Tabela SUS, defasada, na média, em 33%.




Toque na imagem para aumentar

Ana Pavão (PL) destaca a importância do movimento "Chega de Silêncio"

Crédito: Assessoria parlamentar


Na manhã desta terça-feira (19), a vereadora Ana Pavão (PL) esteve na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia para enfatizar apoio à campanha “Chega de Silêncio” que a Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) lançou nos últimos meses.

“Chega de Silêncio” tem como objetivo mobilizar a população e solicitar um reconhecimento e valorização das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos aos deputados federais, senadores, governadores e ao próprio presidente do Brasil, visto que o hospital realiza atendimentos à população carente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A cada ano que passa, os hospitais recebem um valor fixo pelos serviços prestados ao SUS, não sendo suficientes nos gastos anuais. Ela explica que a cada 100 reais que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos gastam para atender um paciente, o SUS paga apenas 67 reais, criando déficit de 33 reais, que é suprido por financiamento próprio. 

De acordo com a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), muitos hospitais filantrópicos não fecharam a conta. Nos últimos seis anos, 315 instituições fecharam as portas, acarretando milhares de leitos a menos para pacientes do SUS. É a crise mais cruel da história de 479 anos das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Dentro dos objetivos da campanha, as demandas são a alocação imediata de recursos para o equilíbrio econômico e financeiro no relacionamento com o SUS, a criação de alternativas de financiamento para SUS, para viabilizar financeiramente as Santas Casas e hospitais filantrópicos e evitar a desassistência de milhões de pacientes e reconhecimento e valorização destas instituições, fundamentais para o Sistema Único de Saúde.

“A população pode apoiar esta campanha entrando no link que estará disponível no meu perfil das redes sociais, assinando o abaixo-assinado. A meta é chegar a 10 milhões de assinaturas para dar foco a este movimento que é importantíssimo para a saúde da nação. Nossos hospitais precisam do nosso apoio”, destacou a vereadora.

Saúde Legislativo Ana Pavão

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas