EM PIRACICABA (SP) 30 DE SETEMBRO DE 2022

Praça na Avenida Pompéia será denominada Embaixador Oswaldo Aranha

Projeto de lei foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira (29)




Toque na imagem para aumentar

Vereador Paulo Henrique

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


A Praça rotatória localizada na Avenida Pompeia, próxima ao acesso da Rodovia do Açúcar SP-308 - Comendador Mário Dedini, no bairro Chapadão será denominada de “Praça Rotatória Embaixador Osvaldo Aranha”. O projeto de lei 98/2022, de autoria do vereador Paulo Henrique, foi aprovado em segunda discussão durante a 46ª reunião ordinária de 2022, nesta quinta-feira (29).

De acordo com Paulo Henrique, a propositura tem por objetivo homenagear a memória do diplomata Oswaldo Aranha e assim também homenagear a Diplomacia Brasileira, por sua “ímpar e célebre participação na defesa dos interesses brasileiros no cenário internacional”.

O homenageado

O texto do projeto de lei destaca que Oswaldo Aranha inaugurou a tradição, mantida até hoje, de ser um brasileiro o primeiro orador da reunião anual da ONU. Aranha também foi o presidente da Segunda Assembleia Geral, que votou o plano de partilha da Palestina, que resultou na criação futura do Estado de Israel.

Ministro de Relações Exteriores entre 1938 e 1944, exerceu um papel fundamental para que o Brasil rompesse naquela ocasião com a Alemanha nazista e se juntasse às Forças Aliadas, que combatiam o projeto de hegemonia mundial capitaneado por Adolf Hitler à frente do Estado alemão.

Oswaldo Aranha foi ainda chefe da embaixada brasileira em Washington, nos Estados Unidos, entre 1933 e 1937, período em que conseguiu vantagens políticas e econômicas que estimularam a indústria nacional, além de ministro da Justiça e da Fazenda do Governo Vargas.

Recentemente seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, que fica guardado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, na praça dos Três Poderes, em Brasília (Lei nº 13.991/20).

 

Legislativo

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas